sábado, 30 de maio de 2015

Região - Ponte Barão de Mauá é reconhecida como Patrimônio Cultural do Mercosul

Fabio Duarte

Fonte: Decom Jaguarão, Diário Popular e Radio Difusora Arroio Grande


Jaguarão será palco da cerimônia de reconhecimento da Ponte Internacional Barão de Mauá como o primeiro bem do Patrimônio Cultural do Mercosul. Uma solenidade marcará, no sábado (30), a entrega oficial do Certificado de Patrimônio Cultural às autoridades brasileiras e uruguaias.
O evento faz parte da programação da 11ª Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural (CPC) do Mercosul, que teve início nesta quarta-feira (27) em Jaguarão. Com duração de quatro dias, o encontro irá apresentar os resultados, as diretrizes e as definições das atividades debatidas nas reuniões dos Comitês Técnicos da área de Patrimônio Cultural. Participam Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Suriname e Venezuela.
Nesta quarta foram realizadas duas sessões para avaliar as Missões Jesuítas Guaranis, Moxos e Chiquitos e a pajada, forma de poesia improvisada vigente na Argentina, no Uruguai, no Chile e no sul do Brasil, para reconhecimento como Patrimônio Cultural do Mercosul.

Ministro da Cultura Juca Ferreira estará em Jaguarão neste sábado 31/05/2015

A Reunião da Comissão ocorre em presidências temporárias, que se revezam a cada seis meses entre os países membros plenos do bloco. Nesse semestre ela está com o Brasil. Com isso, o país fica responsável por empreender ações que favoreçam o esforço de convergência e de integração regional. E o foco central pretendido pela presidência brasileira é concluir os procedimentos de reconhecimento da Ponte Internacional Barão de Mauá, na fronteira Brasil-Uruguai. Durante a cerimônia de sábado também será lançado o dossiê da Ponte, iniciando a série de publicações da CPC, entre outras ações. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, pode participar da cerimônia.
/




sexta-feira, 29 de maio de 2015

FEIRA DE GADO GERAL, NESTA SEXTA FEIRA 29/05/15, EM HERVAL.

Nesta Sexta Feira 29/05/15 em Herval, tem grande feira de gado geral, realizada pelo Escritório Triunfo Remates Rurais.
Horário: 20hs
Local: Parque do Sindicato Rural de Herval.
Divulgação:Paulinho da Mídia, o Javali do Herval

PREFEITO DE HERVAL E DE ARROIO GRANDE, PARTICIPAM DA MARCHA DOS PREFEITOS, EM BRASILIA.

 Redator(a): Nivea Bilhalva

O prefeito de Herval, Ildo Roberto Lemos Sallaberry, e o prefeito de Arroio Grande, Luiz Henrique Pereira da Silva , participam da 18.ª Marcha dos Prefeitos a Brasília, que acontece de 25 a 28 de maio. Nesta edição o tema principal do encontro é o Pacto Federativo, uma esperança de vida aos municípios.
O painel sobre o tema terminou com palavras de gratidão aos deputados e senadores que foram ao encontro e se comprometeram de alguma forma com o movimento. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, que organiza o evento, pediu competência e organização por parte dos gestores para continuar essa aliança política e trabalhar a aprovação de propostas importantes discutidas no evento.
“Fico grato, muito contente com os deputados que foram prefeitos, estiveram aqui conosco outros anos e não esqueceram a bandeira municipalista, destacou Ziulkoski. Segundo ele, é possível avançar mais. Propostas a serem aprovadas dentro do chamado Pacto Federativo podem livrar muitos gestores da cadeia e ajudar no encerramento das contas, frisou.
O presidente e o relator da Comissão Especial do Pacto Federativo na Câmara, Danilo Forte (PMDB-CE) e André Moura (PSC-SE), entregaram o relatório do colegiado nas mãos de Ziulkoski, durante o painel. Portanto, foi um sinal de avanço do grupo que se empenhou para finalizar os trabalhos até a Marcha. Agora, o próximo passo é colocar o relatório em votação pela Comissão e avançar nas demais etapas de tramitação.
O deputado André Moura (PSC-SE), que acatou em seu relatório preliminar várias reivindicações da CNM, reconheceu a difícil situação dos Municípios e considerou como legítimo o movimento municipalista. Entre as sugestões acolhidas pelo deputado, classificou que o pagamento do Piso Nacional dos professores é o grande gargalo da causa municipalista.
Ele apontou que a maioria dos Municípios brasileiros gasta mais de 80% da arrecadação do Fundeb com o pagamento dos professores.  Para viabilizar a situação, apresentou a proposta que limita aos Estados e Municípios se responsabilizarem com no máximo 60% da folha de pagamento do magistério. Caso ultrapasse esse percentual, o governo federal deverá fazer o repasse aos entes federados para que eles possam cumprir com o aumento e pagamento dos professores.
De acordo com o prefeito de Herval, outras propostas acolhidas no relatório foram:
Lixões e Depósitos judiciais:
Ampliação do prazo para o fim dos lixões. A medida vai proporcionar aos Municípios terem mais prazo para se adequarem à nova legislação. O prazo seria estendido até 2019 para os Municípios com mais de 100 mil habitantes e para 2020 os com menos de 100 mil.
A liberação da utilização das parcelas de depósitos judiciais e administrativos pelos Municípios possibilitará a utilização dos recursos para pagamento de precatórios e parcelas de dívidas e para investimentos em Infraestrutura.
Ressarcimento de despesas na Saúde e Alteração do PIS e PASEP:
Estados e Municípios receberão parte do ressarcimento de despesas realizadas pelas unidades de saúde nos casos de segurados de instituições operadoras de planos e seguros privados de assistência à saúde.
Alteração sistemática do PIS e PASEP de forma a zerar as alíquotas incidentes sobre as receitas dos Municípios sejam próprias ou decorrentes de transferência de outros entes federativos.
ISS: Os recursos oriundos de operações de leasing e cartões de crédito ficarão no local de origem. A ideia é que os valores sejam revertidos no Município de origem.
Postagem e Modificação: Paulinho da Mídia, o Javali do Herval

quinta-feira, 28 de maio de 2015

MOTOCICLISTA SE ACIDENTA POR CAUSA DE FIO CAÍDO, EM HERVAL.

 
Motociclista é surpreendido com fio  suspenso, caído do poste !! Na rua José Maria D´Ávila, rua da borracharia do seu Hortêncio, estofaria do Cabeça e da Javali Peças. 
  Foi por volta das 8hs da manhã do dia 28/05/15  quando o Giovane Pereira da Costa , filho do João Arthur, estava indo para a farmácia  Godinho para comprar um remédio, ele vinha na sua moto e ao fazer uma ultrapassagem, no espaço que era dele, visualizou o fio  dependurado, então no susto ele freou bruscamente a moto, pois não sabia que tipo de fio se tratava pois poderia levar um choque, mas com a freada ele perdeu o controle, caiu e na queda machucou o joelho.
 Logo apos o acidente, cones foram colocados na rua e posteriormente o fio foi colocado no devido lugar, era um fio telefônico, que um caminhão arrancara do lugar, minutos antes.
 Giovane teve prejuízos, pois a tampa lateral de sua moto, quebrou com a queda e ele ficou todo o dia rengueando.
 Giovane teve  sorte, pois o acidente poderia ter sido pior, mas com o prejuízo ele que vai ter que arcar sozinho!!    
 

Por: Paulinho da Mídia, o Javali do Herval.



Argeu e Junior, são surpreendidos com festinha surpresa !!!!


Funcionários da Secretaria de Obras de Herval, fizeram uma festinha surpresa para os funcionários Argeu (funcionário da antigas) e o Junior, ambos ficaram visivelmente emocionados com a homenagem de seus colegas.
Por:Paulinho da Mídia, o Javali do Herval.

Limpeza dos canteiros da avenida da entrada de Herval.

Atendendo a solicitação (Proposição) do vereador Rodrigo  nº 012/2015 , começou a limpeza nas ruas da cidade,  a empresa contratada que ganhou a licitação é do nosso município.
 Destaque para a limpeza nos canteiros da avenida na entrada da cidade.

                                   

            

              
Fonte: https://www.facebook.com/bebeto.perdomo?fref=ts
Por: Paulinho da Mídia, o Javali do Herval

HERVAL E O DIA DO DESAFIO 2015.


Nesta quarta passada, 27/05/15 a cidade de Herval participou do DIA MUNDIAL DO DESAFIO, com as crianças fazendo ginástica e aulas de Zumba. 
 Infelizmente o dia estava chuvoso e as atividades foram realizadas no ginásio de esportes da nossa Sentinela da Fronteira.
 A Secretaria de Turismo Desporto e Lazer, nos ultimos anos vem apoioando com êxito essa data mundial.
 Por: Paulinho da Mídia, o Javali do Herval.







Arroio Grande - Semana Municipal do Meio Ambiente

Fabio Duarte

O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Arroio Grande convida toda a comunidade para a participar da Programação da 2ª Semana Municipal de Meio Ambiente que iniciara já nessa  
sexta-feira, 29 de maio de 2015.
A programação está disponível abaixo:
29/05/2015
2ª Reunião do Grupo de Trabalho Amigos do Arroio Grande – GEAN
Local: E.E.E.F. Cândida Silveira Haubmann
1º/06/2015
“Plante uma Árvore e crie raízes com a Natureza” – Rádio Difusora AM e GEAN
Local: Comunidades escolares
Horário: a partir das 9 horas
02/06/2015
Encontro Reciclar – Cooperativa Reciclar
Local: Centro de Cultura Basílio Conceição
Horário: 13 horas
05/06/2015 – Dia Mundial do Meio Ambiente
Programa GEAN em Sintonia com a Comunidade e a Natureza – GEAN
Com transmissão pela Rádio Difusora
Horário: 15 horas e 30 minutos
07/06/2015
Zona Sul de Ciclismo / 2ª Etapa – Rotary Clube
Local: Av. Visconde de Mauá, nº 1134
Inscrições no local, até às 8 horas e 30 minutos, no valor de R$50,00
29/05 à 07/06/2015
Exposição Itinerante Florestas Pampeanas – GEAN
Local: no hall do Centro de Cultura Basílio Conceição
Horário: 8 horas às 13 horas.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Convites

Fabio Duarte :)

Convites: 


PARA REFLEXÃO.


 Os brasileiros trabalhadores não podem ter um misero 38 para se defender, e seus filhos não podem ter um revolvinho de plástico, mas os afilhados do narcotráfico têm pistolas automáticas e fuzis AR-15. Para o governo, a coisa mais urgente é desarnar os policiais, para que qualquer garoto de doze anos possa matá-los com mais facilidade. E campanha de "devolução das armas" nas favelas, nem pensar, né?
Até quando vamos tolerar que psicopatas legislem e mandem?


Por:Olavo de Carvalho.


Criado há 35 anos por um grupo heterogêneo composto por acadêmicos de esquerda, líderes sindicais e católicos identificados com a Teologia da Libertação, levantou a bandeira da justiça social e da moralização da vida pública e se propôs a lutar contra "tudo o que está aí", para garantir os direitos dos trabalhadores e a inclusão na vida econômica dos miseráveis abandonados na periferia das metrópoles e nos grotões do interior. Depois de mais de 20 anos, renegou os fundamentos de seu ideário, conquistou o poder e não quer sair. Aliou-se às lideranças políticas mais retrógradas que nasceu para combater. 
Afastam-se do PT os idealistas fundadores e militantes desiludidos, como a senadora Marta Suplicy ou o dominicano Frei Betto que, no primeiro mandato de Lula em 2003, coordenou a implantação do programa Fome Zero, logo substituído pelo Bolsa Família, motivando o afastamento voluntário de Frei Betto do governo conforme desabafou na entrevista concedida à coluna Direto da Fonte, de Sonia Racy, publicada no Estado de 30 de março: "O PT trocou um projeto de Brasil por um projeto de poder". Não concretizou até hoje "nenhuma reforma de estrutura, nenhuma daquelas prometidas nos documentos originais do PT". E cita: "Nem a (reforma) agrária, nem a tributária, nem a política. E aí poderíamos acrescentar: nem a da educação, nem a urbana. Em suma, o que falta" um projeto de País.

Os governos do PT facilitaram "o acesso dos brasileiros aos bens pessoais, mas não aos bens sociais". E explica: "Se vamos em um barraco de favela, lá dentro tem TV a cores, micro-ondas, máquina de lavar" e muitos outros bens de consumo. "Porém, essa família continua no barraco, sem saneamento, em um emprego precário, sem acesso à saúde, educação, transporte público e segurança de qualidade. O governo facilitou o acesso dos brasileiros aos bens pessoais, mas não aos bens sociais."

Essa colocação explicita o espírito das "políticas sociais" dos governos petistas, sempre de caráter pontual, feitas para atingir objetivos de curto prazo e, de preferência, eleitorais. Foi o que ocorreu com a substituição do Fome Zero pelo Bolsa Família. O primeiro, muito complexo e preso a possibilidades de ampliação lentas, não se limitava a proporcionar às pessoas excluídas da vida econômica uma contribuição financeira mensal para a sobrevivência, e sim oferecia um conjunto de possibilidades e impunha obrigações, de modo a criar condições para a inserção do beneficiado na atividade produtiva. É o que Frei Betto chama de programa de "caráter emancipatório". Ao contrário, o Bolsa Família, facilmente implantável e ampliável, torna seus beneficiários dependentes financeiros do poder público. Cria e alimenta currais eleitorais conforme o testemunho de outro desiludido com o PT, o jurista Hélio Bicudo, em entrevista gravada a um programa de televisão: em 2003, numa reunião de membros do governo sobre a implantação do Bolsa Família, questionado sobre os objetivos e benefícios do programa, o então ministro José Dirceu, chefe da Casa Civil, respondeu sem pestanejar: "Quarenta milhões de votos". Caiu a mascara: o PT foi dominado por psicoPaTas que usaram a ideia e o momento para criar farsas e ambientar a formação da maior quadrilha e perpetrar os maiores crimes de todos os tempos.
Considerando a extensão do mau, destruindo um país de proporções continentais e envolvendo o fomento da violência chegando-se à antes impensável tragédia cotidiana de duas centenas de assassinatos todo dia superiores aos das regiões em declarada guerra, não me parece exagero falar em crimes contra a humanidade nem em os colocar no rol dos piores bandidos da história humana!
manidade nem em os colocar no rol dos piores bandidos da história humana!
 Fonte: Padilla Luiz Roberto Nuñes.


Postagem: Paulinho da Mídia, o Javali do Herval.



Neste próximo domingo 31/05/15 , tem o ENCONTRO DE HERVALENSES em Pelotas.

  Dia 31 de maio, domingo, no Galeto Santa Justina em Pelotas, será realizado o almoço anual para reunião de todos os Hervalenses. A confirmação pode ser feita até dia 24/05/15, pelos telefones: 8407-4361 (Patricia) 8457-7200 (Cora), 9982-0098 
Apoio e Divulgação: Paulinho da Mídia, o Javali do Herval.
Fonte: Claudia Azambuja.
Por: Paulinho da Mídia, o javali do Herval.


Preparação do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (LIXO) , para a apresentação na Audiência Pública, que teve na Terça feira 27/05/15 na Câmara de Vereadores em Herval.

 O trabalho de união ( PARCERIA ) entre as equipes das Sec.s de SAÚDE , OBRAS e AZONASUL na preparação do PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS do nosso município . Estamos na fase de elaboração final , com apoio da AZONASUL que apresentamos na AUDIÊNCIA PÚBLICA no plenário da CÂMARA DE VEREADORES no dia 26 / 05 ( terça feira ) o DIAGNÓSTICO DO PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS . Queremos avançar na consolidação no âmbito local para comprimento da política nacional de resíduos sólidos .








Postagem:Paulinho da Mídia, o Javali do Herval. .

Saneamento para o calçamento na Avenida Maria G. Mendes, no bairro Caixa D´água em Herval.

O trabalho de equipe na AV. MARIA G. MENDES na substituição das redes de CANOS e RAMAIS de ÁGUA POTÁVEL , São uma constante . Para melhoria da respectiva avenida receber futuramente as obras de SANEAMENTO e PAVIMENTAÇÃO .











Postagem.Paulinho da Mídia, o Javali do Herval


Javali Hervalino completa 20 anos.

 Em junho de 2022 o personagem das charges do jornal O Herval, javali Hervalino completou 20 anos de existência,  Paulinho é colaborador há ...