Fabio Duarte
Recuperação do Clube do Comércio em Arroio Grande deve ser encaminhada
|
Dra. Cristiane Levien faz a leitura da Ata da reunião. Prefeito (acompanhado de Assessor Jurídico e Secretário de Planejamento) promete uma posição definida sobre a desapropriação do prédio da Câmara até terça-feira da próxima semana.
|
Representantes da entidade têm até o dia 20 de fevereiro para entregar projeto para revitalização do local
Até o dia 20 de fevereiro deve ser encaminhado pelos representantes do Clube do Comércio emArroio Grande - antigo Instrução e Recreio - o projeto de recuperação do prédio, localizado na esquina das ruas Doutor Monteiro e Herculano de Freitas. Por determinação do procurador do município e da promotora de Justiça, deve ser providenciado com urgência a realização das obras necessárias para a desobstrução do passeio.
Os representantes do clube se comprometeram também em buscar, junto ao Corpo de Bombeiros, a desobstrução do passeio e viabilizar o trânsito de pedestres durante o Carnaval, que ocorre de 28 de fevereiro a 4 de março. Uma nova reunião deverá ser agendada com a participação de todos os que compareceram ao encontro desta quarta-feira (29) e com representantes do Legislativo.
Os representantes do Grupo Defensores reforçaram a necessidade do estudo e das obras, diante da importância do imóvel para a comunidade. Na terça-feira, a empresa Omegati realizou vistoria nas dependências do clube, com autorização do Corpo de Bombeiros, com realização de levantamento sobre as providências e valores necessários para recuperar o prédio.
Locação
A possibilidade de locar parte da sede do clube para o município também foi discutida, o que poderia viabilizar financeiramente as reformas. Deve ser protocolado projeto de seccionamento de risco junto ao Corpo de Bombeiros, pois segundo o levantamento efetuado pelos engenheiros, não há necessidade de interdição de todo o prédio, mas apenas de parte dele. O prédio está fechado desde o mês de fevereiro do ano passado, após interdição pelo Corpo de Bombeiros.
Câmara
A luta pela preservação e conservação da antiga e primeira Câmara de Vereadores de Arroio Grande, datada de 1864 (na matéria desta quarta constou indevidamente 1873), e que foi também, local de nascimento do arroio-grandense ilustre Herculano de Freitas, teve sua importância histórica reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) como relíquia e deve ser preservada, informa a integrante do grupo Defensores, Carla Silveira.
Segundo ela, há urgência na recuperação do imóvel onde foi instalado o município, pois há risco de desabamento das paredes, o que foi aceito pela promotora de Justiça. O prefeito disse que irá analisar junto ao seus secretários a possibilidade de desapropriação do imóvel, e se comprometeu a encaminhar a resposta à Promotoria de Justiça até o dia 3 de fevereiro. O possuidor do imóvel informou que está impedido de realizar obras no local, devido à decisão judicial proferida em ação cautelar promovida por vizinhos do prédio.
Representantes
Participaram da reunião a promotora de Justiça, Cristiane Maria Scholl Levien, o prefeito Luis Henrique da Silva, o secretário de Planejamento e Urbanismo, Cesar Moura, o procurador do município, Alessandrini Lima, o presidente do Clube do Comércio, Luis Carlos Moreno, o representante do Conselho de Ex-Presidentes do Clube, José Carlos de Souza Filho, e os representantes do grupo Defensores do Patrimônio Histórico e Cultural de Arroio Grande.
|
http://www.diariopopular.com.br/index.php?n_sistema=3056&id_noticia=NzkyNzc%3D&id_area=Mg%3D%3D |