Publicação: Fabio Duarte
Fonte: Rádio Difusora Arroio Grande
Prefeito Henrique agradece o apoio das lideranças e do total empenho do conterrâneo João Vitor Domingues
Um grande evento com a presença de lideranças estaduais e municipais prestigiaram o ato de retomada da travessia do canal São Gonçalo pela Balsa de Santa de Isabel que após dez anos sem funcionamento,a comunidade de Arroio Grande e região festejou o seu retorno com um grande ato dentro do distrito de Santa Isabel.
Foi com a presença do Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, conterrâneo João Vitor Domingues, representando o governador Tarso Genro,e de prefeitos, deputados, vereadores e representantes das esferas estaduais e federais que a reativação da Balsa de Santa Isabel recebeu em todos os pronunciamentos, dos reflexos sociais, econômicos e educacionais nas comunidades que compõe a nossa região.
O prefeito municipal de Arroio Grande Luiz Henrique Pereira destacou a luta e o empenho de muitas lideranças que tornou realidade a volta da Balsa de Santa Isabel, e lembrou dos esforços destas pessoas que trabalharam intensamente para idealizá-lo, que iniciou em 2013 buscando contatos em todos os departamentos do governo do Estado e citou diversas pessoas que foram fundamentais e parceiros em muitas frentes, quando inclusive esse pleito ganhou uma manifestação na Br 116 para chamar a atenção das autoridades para a situação da balsa de Santa Isabel,que por uma década parada, trouxe prejuízos a zona sul.
E por uma intervenção dos deputados estaduais Catalina e Miriam Marroni, essa reivindicação chegou ao conhecimento do secretário de Infraestrutura e Logística ,o conterrâneo João Vitor Domingues, secretário de Estado,que é de Arroio Grande, não mediu forças para atender a esse pedido de retornar a travessia do canal São Gonçalo em Santa Isabel, declarando o compromisso e responsabilidade pessoal de viabilizar perante ao governo do Estado, presente que não somente Arroio Grande está recebendo, mas toda região, por uma ação partida do próprio secretário que mudou todo essa realidade.
E disse isso, não querendo desvalorizar os demais, mas foi decisivo, quando lembrou que cada um se sinta como personagem desta historia, somatório de esforços que alcançou um resultado histórico, concreto.
Com o retorno da balsa conclamou ao prefeito de Rio Grande Alexandre Duarte Lindenmyer de fiscalizar esse relacionamento que se dará com todas as pessoas que utilizarem esse serviço, produtores,trabalhadores, público em geral, para não perdermos aquilo que foi conquistado, como aconteceu.
O prefeito Rio Grande Rio Grande Alexandre Lindenmeyer destacou que a balsa de Santa Isabel vai trazer uma proximidade ainda maior pelo encurtamento de distância entre os dois municípios, que trará benefícios para educação, pelas universidades, produção e outros na área social, como em saúde,com também no transporte em geral de cargas e de pessoal. Certamente, disse o prefeito Alexandre,na data é preciso que se lembre muitos colaboradores, e ratificou as palavras do prefeito Henrique, do apoio do secretário estadual de governo João Vitor Domingues, como também da deputada Miriam Marroni que de forma incansável nesta pauta, neste tema que afligia a região, agradecendo o momento de estar presente nesta ato.
O Secretário Estadual João Vitor Domingues justificou a ausência do governador Tarso Genro,que estará recebendo ministros franceses em Porto Alegre em razão dos jogos da Copa, mas voltará em outra oportunidade.
Mas descreveu o quanto a travessia da Balsa de Santa Isabel foi priorizada nesta gestão em que o próprio governador solicitou a atenção nesta reivindicação que agora é realidade, além de fazer um balanço dos investimentos e obras que estão em andamento e projetos que serão executados para o desenvolvimento do Estado,determinado pelo governador Tarso Genro, fazendo essa conexão importante com o crescimento que o país atravessa.
Disse que a retomada da balsa de Santa Isabel para o governo do Estado é tão importante quanto a duplicação da Br 116, montadoras chinesas que estão chegando e os investimentos da Eletrosul por exemplo,olhando uma agricultura familiar forte e uma matriz produtiva conectada com o desenvolvimento do país.
João Vitor na condição de arroio-grandense falou dos laços familiares com o município onde nasceu,recordando as raízes que o une a esta comunidade.
O protocolo teve ainda o uso da palavra pela deputada Miriam Marroni,Fernando Marroni, do deputado estadual Augusto Lara.
Em contato a senhora Lúcia Azambuja e Oscar Araújo Almada,micro empresa Lúcia Azambuja Pescados, que estarão administrando a balsa de Santa Isabel recebemos a tabela de serviços que foi estabelecida pela SPH/AGERGS para a travessia ao município de Rio Grande que ficou assim definida:
Automóvel- C$ 8,95;Bicicleta $ 1,75;Passageiro $ 1,79;Moto C$ 2,25;Automóvel c/reboque C$ 13,43;Ônibus/Caminhão 26,85;Trucado C$ 35,80;Bi trem C$ 53,70; Carreta 44,75. O trajeto da balsa será de 170 metros de extensão, no canal de São Gonçalo. O novo percurso reduz um trecho rodoviário de 120 quilômetros e elimina o pagamento de duas tarifas de pedágio. A embarcação tem capacidade de suportar até 100 toneladas de carga.
texto e fotos: Jorge Américo Borges/Daniel Barros
Nenhum comentário:
Postar um comentário