Redação: Jornalista Fernanda de Freitas.
A Secretaria Municipal de Saúde em nome da Administração Municipal informa que nesta sexta-feira (6) a partir das 8h será realizado um mutirão de visitas domiciliares de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, vírus Zika e febre Chicungunya.
Estarão reforçando o mutirão, militares do 12º Regimento de Cavalaria Mecanizado do Exército Brasileiro - RMMEC de Jaguarão, junto com os 18 agentes comunitários de saúde, distribuídos por todos os bairros da cidade, realizando as visitas domiciliares para prevenir e orientar a população sobre os riscos dos vírus Dengue, Zika e Chicunguya, transmitidos pelas fêmeas do aedes aegypti.
FOTO ILUSTRATIVA
Até agora o município nunca registrou infestação do inseto, porém é muito importante que a comunidade esteja atenta aos métodos de prevenção. Reforçando sempre que água parada em vasos, pneus, garrafas e outros recipientes, como até mesmo tampinhas de garrafa podem tornar-se possíveis criadouros para que a fêmea deposite seus ovos.
Essas ações são feitas de forma contínua no município, e a comunidade é a parte essencial neste processo. Receber os agentes comunitários de saúde é necessário para que eles verifiquem os pátios, garagens, galpões e outras possibilidades que possam ser possíveis focos ou criadouros para tão indesejados insetos. A Dengue, assim como a Zika e a Chicunguya são vírus que podem levar os indivíduos a morte ou falência de alguns órgãos, ainda não possuem cura, apenas vacinas estão sendo apresentadas e pesquisadas, e que também não possuem 100% de eficácia.
Dúvidas podem ser esclarecidas com os agentes de saúde que já participaram de inúmeras capacitações e estão devidamente habilitados para lidar com a situação. Os agentes e militares estarão distribuindo materiais com orientações sobre os vírus e formas de prevenção.
Att
Fernanda de Freitas
Jornalista MTb 5427/SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário