Com a greve dos caminhoneiros praticamente ´´parando o Brasil`` uma pergunta fica no ar, o nosso país que é continental, não deveria transportar sua riqueza interna, insumos, alimentos, praticamente quase tudo, por trens? Seria mais prático, mais econômico, mais seguro, iria diminuir significativamente o número elevado de caminhões nas nossas rodovias, caminhões são pesados danificando nosso asfalto que muitas vezes não é de boa qualidade, muitas rodovias não são duplicadas, briga por espaço com os automóveis, enfim, terminaria essa disputa que mutas vezes trazem números trágicos, com caminhoneiros sendo explorado por empresas,as vezes transportando excesso de cargas, trabalhando no cansaço, alguns usando drogas para aguentar longas horas no volante, causando acidentes.
Vamos ver como países de primeiro mundo tratam essa questão, embora eu não ache que é do interesse dos políticos que devem lucrar com impostos em cima dos caminhoneiros.
Por: Paulinho Javali.
Ferrovia, também chamada de via-férrea ou estrada-de-ferro, é o meio de transporte baseado na locomoção de trens ou comboios sobre carris. As ferrovias foram criadas pelo engenheiro inglês Richard Trevithick no século XIX, no entanto, os vagões eram levados por cavalos. A primeira locomotiva da história pesava 10 toneladas, puxava cinco vagões e carregava 70 passageiros. O primeiro trecho de ferrovia foi criado em 27 de setembro de 1825, na Inglaterra; a partir daí, o meio de transporte se espalhou por todo o mundo.
As ferrovias são bastante utilizadas na Europa e em muitos países desenvolvidos, além de ser bastante empregadas em países muito populosos, como Índia e China. Países da América Latina e África optaram pelas rodovias ao invés das ferrovias, entretanto, essa escolha talvez não tenha sido tão benéfica, uma vez que as ferrovias possuem significativas vantagens: é o meio de transporte que permite a maior capacidade de transporte de carga e de passageiros, além de possuir um custo muito menor que as rodovias. Para se ter uma ideia, com um litro de combustível, um caminhão transporta uma tonelada de carga por 25 quilômetros; já no caso da utilização das ferrovias, essa distância passa para 86 quilômetros.
Assim como em muitos países, o Brasil preferiu priorizar as rodovias, embora as ferrovias fossem uma ótima opção, uma vez que o país possui dimensões continentais. Para o transporte de certos tipos de cargas, como minério e grãos, por exemplo, as ferrovias são os meios de transporte mais adequados. No país, a falta de investimentos, talvez provocada pela pressão da indústria automobilística, fez com que a indústria ferroviária praticamente parasse desde 1991.
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