Fonte: Facebook
Na manhã de quinta-feira (6) o Centro de Tradições Gaúchas Rincão da Fronteira, de Jaguarão, fez o acendimento da Chama Crioula e prestou uma bela homenagem aos fundadores do município de Herval, através de uma placa de bronze, na qual consta o nome dos cinco patriotas homenageados: Bonifácio José Nunes, José da Silva Tavares, José Teixeira Pinto, Antonio Madruga de Bitencourt e Antonio dos Santos Abreu.
O evento, sediado na Praça Marquês do Herval, contou com a presença do Prefeito – Rubem Dari Wilhelnsen, Vice-prefeito – Fernando Silveira, Patrão do CTG Rincão da Fronteira – João Paulo Silveira, Posteiro da Invernada Cultural e Cerimonialista do evento – João Alberto Silveira, demais autoridades e população em geral.
De acordo com o representante da Invernada Cultural, João Alberto, a iniciativa de evidenciar os acontecimentos mais importantes do município foi de Jairo Fonseca Neves, Posteiro da Chama. Segundo ele, o CTG Rincão da Fronteira, que já fez cinco acendimentos da Chama Crioula na cidade de Herval, busca destacar os fatos históricos relevantes da região, com base em estudos e muita pesquisa.
O cerimonialista fez uma breve contextualização histórica sobre a trajetória dos homenageados e, em seguida, agradeceu o apoio das autoridades locais. “Quando o Poder Legislativo e o Poder Executivo aceitaram a nossa disposição de estar aqui presente, foi porque Jaguarão queria lhes dizer, em ato cívico e em praça pública, que os senhores são e foram a sentinela da fronteira do sul do Brasil e a gênesis da nossa povoação, muito obrigado Herval”.
Edmundo Nunes, tataraneto de Bonifácio José Nunes, elogiou a iniciativa do CTG que, juntamente com os Poderes do município, não mediram esforços para tornar possível a realização deste evento tão importante para a história de Herval. “Sentimos muito orgulho desta data que para nós é inesquecível”, destacou o representante das famílias homenageadas.
Para elaborar o texto da Placa em homenagem aos fundadores do município, o CTG Rincão da Fronteira contou com o apoio de muitos pesquisadores, dentre eles, o hervalense e historiador Getúlio Dorneles, autor dos livros Herval/RS Origens e Primórdios e Herval e a Revolução Farroupilha.
Muito emocionado, o prefeito Rubem Wilhelnsen encerrou a solenidade agradecendo a todos os envolvidos, em especial, ao CTG Rincão da Fronteira que organizou e possibilitou tal ato de extrema importância para a preservação da tradição e cultura gaúcha. Por fim, frisou “estou orgulhoso e emocionado, tivemos uma verdadeira aula de cultura e história aqui em nossa praça Marquês do Herval”.
TRANSCRIÇÃO
“Homenagem aos fundadores do Herval: Bonifácio José Nunes, José da Silva Tavares, José Teixeira Pinto, Antonio Santos Abreu e Antonio Madruga de Bitencourt.
Ex combatentes do Corpo de Dragões do Império, que comandados por Rafael Pinto Bandeira, estabeleceram aqui nestes pagos a Guarda de Piratini, na nascente do Arroio Grande, como sentinela do extremo sul do Brasil a partir de escaramuças militares iniciadas em 1784.
Estes homenageados adquiriram e doaram à irmandade de Na. Sa. da Conceição o terreno onde estava a antiga povoação, permitindo a regularização das posses e a construção primitiva da Igreja, concluída em dezembro de 1805, habilitando desta forma à Freguesia de São João Batista do Herval, consolidada em 18 de janeiro de 1825.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário