O relator do orçamento do Estado para 2016, deputado Marlon Santos, garantiu, nesta quarta-feira (4/11), apoio à aprovação de emenda ao Projeto de Lei 342/2015, que dispõe sobre o Orçamento do Estado, com o objetivo de garantir o auxílio financeiro aos hospitais com até 50 leitos da Famurs que solicita mais recursos do Estado para a manutenção de Hospitais de Pequeno Porte (HPPs) e de unidades de Pronto Atendimento. A afirmação foi feita durante encontro com
Prefeitos, vice-prefeitos e Secretarios de Saúde na Assembleia Legislativa,os quais visitaram bancada por bancada,em um encontro apolitico em busca de envolver todos no mesmo objetivo. A Famurs pleiteia R$ 120 milhões.
Segundo o presidente da Comissão de Municípios com Hospitais de Pequeno Porte (HPPs)que o Prefeito Ildo Salaberry de Herval
faz parte,junto com o prefeito de Chiapetta, Osmar Kuhn, as prefeituras necessitam de apoio financeiro para que o sistema não entre em colapso. "Os municípios precisam de recursos para a manutenção dos HPPs, que são fundamentais para garantir o atendimento de qualidade à população e evitar a ambulancioterapia", defende. Se aprovada pelos deputados, a emenda da Famurs vai beneficiar 164 Hospitais de Pequeno Porte e 46 unidades de Pronto Atendimento.
A data limite para a votação do parecer ao PL 342/2015, que trata sobre a aplicação dos recursos do Estado para o próximo ano, é 12 de novembro na Comissão de Finanças. Em seguida, segue para a votação em Plenário, com envio para a sanção do governador até 27 de novembro.
PRESENÇAS
Estiveram presentes na reunião o coordenador da área de Saúde da Famurs, Paulo Azeredo Filho; o prefeito de Victor Graeff, Claudio Afonso Alflen; o secretário de Saúde, Marcos Petri; o secretário de Saúde de Herval, Dioner Azambuja ; o presidente do Hospital Nossa Senhora da Glória, Alfeu Pereira; o prefeito de São Vicente do Sul, Fernando Pahim; o prefeito de Saldanha Marinho, Volmar do Amaral; o vice-prefeito de Coronel Bicaco, Leandro Briato; o vice-prefeito de Butiá, Gilberto da Silva; e o delegado regional do Trabalho de Campo Novo, Roque dos Santos.
Fonte: Dioner Azambuja: (Secretário de Saúde de Herval)
Postagem:Paulinho da Mídia, o Javali do Herval.
Recursos financeiro é fundamental nesse caso, pois as pessoas não terão que irem para cidades maiores se tratarem por pouca coisa. Desafoga os grandes hospitais.
ResponderExcluir