segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

JOSÉ RUBENS SILVEIRA ACEVEDO, O IDEALIZADOR DO BAILE DA RAINHA DA PECUÁRIA, EM 1971 EM HERVAL.

Apos a minha publicação de anuncio que a postagem das fotos do baile da escolha da rainha da pecuária, já estavam no blog, o amigo de facebook José Rubens Silveira Acevedo, publicou que ele foi o idealizador e o pioneiro no baile da pecuária, isso em 1971/1972 em Herval, veja seu relato: 
Da Esquerda: Mariana Fernandes, 1° Princesa.
Do Meio: Milene Rodrigues Rodrigues. RAINHA (2016).
Da Direita: Paola Santos de Castro, 2° Princesa.

Quando morei em Herval, depois de formado, de 1967 a início de 1973, fui duas vezes presidente do Rotary Clube da cidade, não lembro mais exatamente em que anos. Foi numa dessas ocasiões que tentei atrair de uma maneira mais abrangente a classe pecuária do município, já que um significativo segmento desta, dava pouco o ar de suas presenças na sede do município. Assim como em Arroio Grande elegia-se em um baile a Rainha do Arroz, maior produto econômico daquele município, lembrei-me de fazer algo equivalente que se direcionasse ao setor produtivo de maior expressão em nosso município. Seria, desejava eu, uma forma de destacar este segmento, convidando-o a participar desse evento a ele alusivo. A princípio, ficamos meio em dúvida quanto ao nome a ser dado à festa. Foi meu muito estimado amigo e companheiro de Rotary, Wolmy Ferreira, quem sugeriu o nome aceito por unanimidade, o de Baile da Pecuária, sendo que, neste, deveria ser escolhida a Rainha da Pecuária de Herval. E assim foi feito. O primeiro Baile da Pecuária foi promovido pelo Rotary Clube de Herval, provavelmente no ano de 1971 ou 72, com esse propósito de congregar a classe pecuária, não só da Primeira, como da Segunda Zona, em um evento social na sede do município. Lembro-me de haver conseguido atrair alguns pecuaristas de minhas relações, procedentes da zona onde ficava minha propriedade rural. Nesse baile, foi eleita a primeira Rainha da Pecuária, muito merecidamente, Fátima Ferreira, filha do então prefeito do município mas, bem mais do que isso, para o que nos propúnhamos, filha de um pecuarista de expressão que, até poucos anos atrás, participou ativamente das exposições pecuárias de Herval, com excelentes reprodutores da raça bovina Hereford. No entanto, que fique claro, não acho que seja necessário ser filha de pecuarista para que uma jovem de destaque da sociedade hervalense possa merecer o título de Rainha da Pecuária do município. Algum tempo depois desse primeiro Baile da Pecuária, mudei-me para Pelotas, razão porque não mais acompanhei a realização desse evento que teve o seu prosseguimento nos anos seguintes. Lembro-me, no entanto de chegar ao meu conhecimeto que, depois de Fátima, foi eleita Maria Cristina, filha de meus queridos primos e amigos Rubens e Marly Vitória Tavares para sucedê-la. Parece-me que a filha caçula de Wolmy Ferreira, Lilian, também ostentou este título. Fico contente de constatar que essa idéia que levei a efeito pela primeira vez em Herval, adaptada provavelmente à realidade atual, está tendo prosseguimento, mais de quarenta anos após sua primeira realização. Em tempo, tenho curiosidade de ver a foto da atual Rainha da Pecuária de Herval, recentemente eleita.

Por: Jose Rubens Silveira Acevedo.



Postagem:Paulinho da Mídia, o Javali do Herval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Javali Hervalino completa 20 anos.

 Em junho de 2022 o personagem das charges do jornal O Herval, javali Hervalino completou 20 anos de existência,  Paulinho é colaborador há ...