Prefeitos e vereadores da região buscam pavimentação asfáltica da RS 615
.
FELIPE VLDUGA |
---|
Comitiva percorreu rodovia no último sábado, dia 28
Prefeitos, vereadores e representantes de municípios da região da Campanha e Sul do Estado participaram, no último sábado, dia 28, de um roteiro pela RS 615, conhecida como Transcampesina. O objetivo da atividade foi mobilizar o grupo e colher dados para o projeto que vai solicitar a pavimentação asfáltica da via junto ao Governo do Estado.
FELIPE VLDUGA |
---|
A atividade iniciou pela manhã, na cidade de Herval, e percorreu um total de 150,8 quilômetros, passando pelos municípios de Pedras Altas, Candiota, Hulha Negra até Aceguá. A via representa uma ligação, em meio a propriedades rurais, entre municípios da região.
A comitiva reuniu os prefeitos de Candiota, Luiz Carlos Folador, de Aceguá, Gerhard Martens, de Pedras Altas, Gabriel de Lélis Junior, e de Herval, Ildo Roberto Lemos Sallaberry, além de vereadores e representantes destes municípios e, também, das cidades de Hulha Negra e Pinheiro Machado.
A proposta já havia sido tema de debate no Fórum de Desenvolvimento Regional de Manejos das Águas e Combate aos Efeitos das Estiagens – articulação política que envolve poderes executivo e legislativo, cooperativas, sindicatos, movimentos sociais e entidades técnicas das cidades de Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado – e pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) – que reúne os chefes do executivo dos municípios mencionados.
Para o coordenador do Fórum, Edmundo Pichler, a viabilização da iniciativa deve trazer benefícios significativos para as cidades envolvidas e para a região. “Estamos trabalhando com empenho para viabilizar esta proposta. Com a união de todos, acredito que poderemos gestionar os recursos para a viabilidade deste projeto. É uma questão de trabalho conjunto”, pontuou.
O prefeito de Aceguá lembra que a região possui carências quanto a trajetos de ligação com pavimentação asfáltica. “Este é um problema sério na Metade Sul. Às vezes é necessário percorrer muitos quilômetros a mais por este motivo. Em virtude disto, vejo este projeto de asfaltar a transcampesina como fundamental e creio no sucesso deste movimento ao qual estamos iniciando”, destacou.
Por sua vez, o chefe o Executivo de Pedras Altas ressaltou que “a transcampesina asfaltada pode deixar de ser um sonho para virar realidade”. Ele aponta que a concretização da ação trará muito benefícios. “Isto vai agilizar o escoamento da produção desta região, que é uma das mais produtivas do Estado. Vai aproximar o porto de Rio Grande com os municípios e será uma nova opção de ligação com o Uruguai. Além disto, a valorização das propriedades próximas a via e o aumento da produção serão significativos. Enfim, o retorno irá superar em muito o investimento que deve ser feito para esta pavimentação”, argumentou Junior.
Agenda
Conforme o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, atual presidente do Cideja, uma reunião com o governador do Estado, Tarso Genro, está agendada para o dia 7 de maio, em Porto Alegre, para debater o assunto. “Estamos desenvolvendo um movimento suprapartidário para que possamos concretizar esta meta de pavimentar a transcampesina”, comentou.
Herval no Cideja
Antes de iniciar o percurso, o grupo participou de uma reunião na prefeitura de Herval. Além de levantar o tema, foi sugerida a inserção do município no Cideja.
Segundo o prefeito, “vamos dar os encaminhamentos necessários para que possamos integrar este Consórcio. Vejo como positivo esta união de esforços. Trabalhando sério, percebo que as coisas começam a dar certo para a nossa região”, disse. Sobre o projeto de pavimentação, Sallaberry apontou que trata-se de “uma obra fundamental para o desenvolvimento dos municípios da nossa região”
Fonte:www.candiota.rs.gov.br
Paulinho da Mídia.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário