O secretário da Educação do Rio Grande do Sul, José Clovis de Azevedo, disse ter ficado “impactado” ao se deparar com o resultado da pesquisa divulgada nesta quarta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os dados, mais uma vez, colocam o estado como líder no país em repetência de estudantes do Ensino Médio.
De acordo com a pesquisa, um em cada cinco alunos do Ensino Médio foi reprovado no estado em 2011. O índice de repetência de 20,7% é o maior registrado desde 1999 e muito superior ao da média do resto do país, que é de 13,1%. O estudo aponta ainda que o índice de evasão escolar no Ensino Médio gaúcho também é alto, de 10,1%.
Segundo o secretário da Educação, esses dados motivaram a recente reforma do Ensino Médio no estado, iniciada no ano passado. A consolidação da nova proposta pedagógica deve ser a principal estratégia do governo para reverter esse quadro. "Já conhecia estes números, e fiquei muito impactado quando vi. Por isso desencadeamos a reforma no Ensino Médio, com o objetivo de melhorar estes índices, motivando a juventude a estudar com metodologias adequadas aos dias de hoje”, disse Azevedo.
O secretário não isenta alunos e familiares da responsabilidade de tirar o estado da liderança deste ranking, mas diz que os profissionais da educação são os maiores responsáveis no processo. “Reverter este quadro é responsabilidade dos professores, alunos e familiares, mas os educadores são os maiores responsáveis. Se o aluno não aprende, a responsabilidade é dos agentes educadores”, argumenta o secretário.
Para o doutor em educação Fernando Becker, reduzir os índices de reprovação passa, principalmente, pela valorização e melhor formação dos professores. “Nós temos uma formação didática nas licenciaturas muito relapsa”, opina o professor de Psicologia da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Já para a diretora do Instituto de Educação de Porto Alegre, Jane Machado, uma alternativa seria fazer os alunos repetirem apenas as matérias em que não alcançaram os objetivos. “Quando ele reprova ou ele não atingiu o objetivo ainda em uma ou duas, ele acaba reprovando em todas e sendo penalizado por causa disso”, argumenta.
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