Na última semana, as enfermeiras do município de Schroeder participaram de uma capacitação, sobre a implantação dos Protocolos de Enfermagem. O objetivo com a implementação do modelo é dar mais agilidade aos atendimentos da atenção básica além da qualificação profissional do município. O evento, realizado em Guaramirim, foi promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, em parceria com os municípios da região.
Na capacitação, são apresentados e abordados os procedimentos para o uso dos Protocolos de Enfermagem, que preveem o a condução do tratamento e acompanhamento de pacientes, proporcionando um atendimento mais eficaz. O protocolo pode ser aplicado em quatro áreas da atenção básica: saúde da mulher (acolhimento às demandas da mulher nos diferentes ciclos da vida); infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças transmissíveis de interesse coletivo; dengue/ tuberculose; atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto; diabetes, hipertensão e outros fatores associados a doenças cardiovasculares.
Durante o evento, foi assinado o termo de cooperação entre os municípios para a implantação dos protocolos, reforçando o papel do enfermeiro nos serviços que correspondem à atenção básica. “Os protocolos de enfermagem são procedimentos que podem ser realizados pelos profissionais, como a condução de tratamentos e acompanhamento de pacientes com diabetes, hipertensão, gestantes, entre outros. Atualmente, a consulta de enfermagem tem o respaldo da Lei do Exercício Profissional de Enfermagem – 7.498 de 25 de junho de 1986.”, explica a coordenadora de Atenção Básica de Schroeder, Jeise Capelari Demathé.
Fonte: Site Prefeitura de Schroeder.
Postagem:Paulinho Javali
Fonte: Site Prefeitura de Schroeder.
Postagem:Paulinho Javali
Nenhum comentário:
Postar um comentário