Simbólico da Pátria. A Centelha veio sendo conduzida pelos integrantes da comitiva da Liga da Defesa Nacional, liderada pelo Comandante da Reserva da Polícia do Exército Fernando Palmeiro. Também fazem parte da comitiva Luís Carlos Weber, Jorge Cescani e o 3º Sgt Cabral da Força Aérea Brasileira.
O Prefeito Rubem Wilhelnsen recepcionou a comitiva em solenidade de entrega do fogo simbólico realizado no gabinete na tarde desta quarta-feira onde estiveram presentes a Secretária Municipal da Educação, Cristiane D’Avila; O Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, Francisco dos Santos e o Chefe de Gabinete, Paulo Ricardo Nunes. O Fogo Simbólico da Pátria permanecerá nas dependências da Prefeitura até o dia 1º de setembro, quando será realizada a abertura da Semana da Pátria. Logo após Herval, a comitiva se dirigiu a Pedras Altas e após Pinheiro Machado e Piratini.
O fogo simbólico da Pátria surgiu em 1937, quando um grupo de patriotas gaúchos buscava um símbolo para representar o patriotismo do povo brasileiro, depois de muitas pesquisas escolheram o fogo, onde levaram a idéia até a liga de defesa nacional, a qual acolheu com muito entusiasmo, pois acompanha o homem desde os primórdios de sua evolução e nos jogos olímpicos representa união das raças.
Em 1938 foi realizada a primeira corrida do Fogo Simbólico da Pátria, entre as cidades de Viamão e Porto Alegre. Desde então percorre as mais variadas distâncias e lugares.
Essa tradição com caráter patriótico, inicialmente restrita ao Rio Grande do Sul, extrapolou fronteiras atravessando muitas cidades brasileiras.
Fonte: Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário