quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A FOTO DA DISCÓRDIA, A polêmica sobre o que pode e o que é certo no tradicionalismo.

 
(Laura Ribeiro)
No facebook uma simples fotos causou polêmica!!! A foto é da Laura Ribeiro.
A polêmica começou quando ela postou uma foto meio tradicionalista e meio artística, bom o fato é que ela foi criticada pela Tiane Xavier, e muita gente não gostou da critica.
 O Java não quer entrar nessa polêmica mas foi procurado pela Tiane, que  quer ver sua resposta no blog do Java, então vou publicar a foto que causou todo esse alvoroço, vou postar o link e se tu quiseres ver a troca de farpas com a critica e alguns apoios a moça, aí tu clica no link (letrinhas azuis ) e vou postar a resposta da Tiane, se alguém quiser comentar o blog está a disposição, lembrando que eu não publico palavrões e nem baixarias. 
A Laura Ribeiro se quiser publicar sua versão, o blog está a disposição.

A POLÊMICA FOTO:



LINK:

RESPOSTA DA TIANE:



Bom gente pra começar resolvi escrever em meu mural porque seria muita coisa para ficar só comentando...

• Rasgar a bandeira vem do seguinte: quando deixamos nossa cultura e esquecemos de onde viemos, e qual nossa tradição...

• (Em 1947 um moço, nascido em Santana do Livramento, chamado João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes, estudante do Colégio Estadual Júlio de Castilhos viu um pano colorido, já desbotado, RASGADO e sujo, servindo de cortina em um bar de quinta categoria. Desconfiado, puxou uma das pontas: era a admirada bandeira do Rio Grande do Sul! Dizem que foi essa a única vez na vida em que Paixão Côrtes chorou.)

Em primeiro lugar quero falar que em nenhum momento eu disse que a (Laura Ribeiro) estava feia ou algo do tipo, eu nunca achei, conheço a ela desde que era menina e ela conhece a mim também. Concordo com todas que está sempre linda e simpática, e a cada dia mais. Também achei o trabalho do Gilson muito bom, pois a foto foi muito bem tirada, e vi todas as que publicou e achei belíssimas. Minha intenção ao comentar a foto foi falar das botas que realmente não gostei, pelo fato de serem botas country (A cultura country teve como marco a década de 1920, na zona rural da região sul dos Estados Unidos) Sofremos vária mutações em nosso vestuário ao longo dos anos, mas influência Americana não temos nenhuma. Resumindo nosso tradicionalismo daqui do sul do rio grande não se originou na América. Tirando a bombacha que é de origem Turca acho que só mistificamos nossas referências com o Uruguay e a Argentina,porém já temos uma regra a ser seguida, e para quem não sabe tradicionalismo é a tradição em marcha, resgatando valores que são válidos não por serem antigos, mas por serem ETERNOS, exatamente os valores que trouxeram o Rio Grande e o gaúcho do passado para o presente, projetando-os no futuro. 

Comentei porque a meu ver a fotografia é de um book e não uma simples foto, também ilusiona o gaúcho e o cavalo! Então se é artística qual é a arte? Se não tivesse um cavalo bem encilhado, uma rasta e um chapéu de gaúcho eu não falaria nada. Não sou do tipo de ver algo q não me agrada aos olhos e virar a cabeça para o outro lado, também não tenho inveja nem nada do tipo, já dei meus comentários em muitas outras coisas

que acho errado, e é pra isso que servem as críticas, para que quando for feito novamente fique melhor! A Laura é uma menina e são nas meninas que vemos o futuro, se eu vejo e fico calada, ai outra guria olha e faz igual e mais outra... Assim que começam as modinhas, mas eu defendo uma tradição e eu perderia o respeito de muitos gaúchos que preso se me calasse por não agradar a “alguns” ao ver nossas crenças se perdendo. Bem, só para me defender se eu vejo alguma amiga minha de um jeito que acho q não está certo eu chego e falo, porque é assim que agem as amigas, e eu não sou hipócrita. Já que levaram para o lado pessoal, eu não me visto melhor, porque me visto dentro das minhas condições! E acredito que eu tenha estilo sim, apenas não arroto lasanha se eu comer arroz com feijão. Não estou aqui para agradar ou revoltar ninguém, e acho que a gente sempre tem que arranjar tempo para defender aquilo em que acreditamos.

E se alguém não gostou eu só lamento, mas não me importo, porque eu não bebo água nas orelhas de ninguém!!! 


MAS NÃO BASTA PRA SER LIVRE,
SER FORTE AGUERRIDO E BRAVO,
POVO QUE NÃO TEM VIRTUDE,
ACABA POR SER ESCRAVO... Sem mais...
  
Por:Tiane Xavier.
Postagem: Paulinho da Mídia, o Javali do Herval.


13 comentários:

  1. Javali as tuas fotos não estão abrindo!!!

    ResponderExcluir
  2. Oii, agora acho que está abrindo. Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Belo texto mas e daí?
    Tem tanto "gaúcho" de verdade, que segue as tradições, que em dia de desfile ou de cavalgada se entope de cerveja e sai fazendo merda por ai, e ninguém reclama.
    Tem tanto "tradicionalista" que só vê o cavalo na semana do desfile. Tem tanto defensor da cultura que houve sertanejo universitário e funk ostentação, e fica por isso mesmo.

    ResponderExcluir
  4. hahaha pelo amor de Deus. É nao ter noticia, informação para publicar. Publica mimimi de facebook. A Tiane quem é ela para falar de tradição se todo mundo esta cansado de ver ela na rua vestida de bombacha e regata me diz desde quando isso é tradicionalismo. Criticou a foto da menina porque não tem mais nada o que fazer! Não gostou fica para ela. Ai vem dizer que esta defendendo o tradicionalismo. E Javali vai procurar noticia de qualidade para dar, utilidades públicas ! Informação sempre olho o site e gosto a maioria das vezes que o vejo mas vai ficar postando encrenca de rede social. Ai não dá!

    ResponderExcluir
  5. Pelo que eu entendi lendo desde o começo foi que a Tiane não curtiu o fato da foto ser indicada como lembrança de Herval. vi que a Nathália Cunha perguntou quanto a modelo e ela disse que a modelo é bonita, vi as duas postagens e só acho que estas meninas estão distorcendo, criticam como se ela tivesse falado da pessoa e ao que vejo ela julgou a roupa.. Não sei qual o outro problema destas meninas mas acho que isso não é motivo para estes insultos!

    ResponderExcluir
  6. Dessas que falaram que a Thiani tem inveja eu nunca as vi envolvidas em Rodeio a não ser do lado de fora! Então acho que quem entende bem mais é ela, e o estilo dela é simples mas ela também axo linda tanto quanto a laura!

    ResponderExcluir
  7. Cada um vê de uma forma as coisas, eu concordo que a Laura se veste do geito que ela quer e a Tiane também e as duas são lindas!

    ResponderExcluir
  8. Se for o que é certo no Tradicionalismo com certeza a Tiane sabe mais...
    mas acho que vocês tem que parar com essas bateções de boca, ta feio pra quem ta lendo!

    ResponderExcluir
  9. Essa gente que esta falando da tiane eu não entendo, vejo ela sempre nos desfiles e não é de hoje, já elas eu nunca vi desfilando nem participando de nada e o que o Odir escreveu foi muito bem colocado, culturas realmente misturadas no contexto fotográfico (elementos distintos de cada cultura). concordo que ficar nesta insultando é desnecessário. mas tem gente que gosta de botar lenha na fogueira ...

    ResponderExcluir
  10. porque não botou meu comentario?

    ResponderExcluir
  11. oi javali, gostaria de saber de quem é o cavalo da foto, já q ninguém comentou, por sinal é lindo.

    ResponderExcluir
  12. Imagino o quão chateada ficou a Laura com a tal crítica, a Tiane foi muito infeliz nessa história. Laura, a foto ficou perfeita. Tiane, procura o que fazer.

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus! Quanto assunto mais importante pra debater existe ,mas ,ao invés disso ficam se metendo na vida das pessoas ,se se vestem assim ou assado,coisa feia ,cada um faz e veste o que achar melhor ,e quem não gostar que fique quieto,afinal não lembro de ter visto alguem pedindo opinião sobre isso. Que atraso , e a propósito ,tuas fotos não estão abrindo(javali) e a Laura está linda seja com a roupa que for, é muito linda, e ponto final .

    ResponderExcluir

Javali Hervalino completa 20 anos.

 Em junho de 2022 o personagem das charges do jornal O Herval, javali Hervalino completou 20 anos de existência,  Paulinho é colaborador há ...