terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Agentes de saúde de Herval concluem formação Caminhos do Cuidado



Um projeto da Fiocruz do Rio de Janeiro, em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição, de Porto Alegre, promoveu com os agentes, auxiliares e técnicos de enfermagem da Atenção Básica da Secretaria da Saúde de Herval, o projeto Caminhos do Cuidado. O mesmo tem por objetivo a formação em saúde mental para usuários de crack, álcool e outras drogas.

De acordo com a tutora do projeto Silvia Martins, o curso tem uma carga horária de 40 horas presenciais e 20 horas de atividade de dispersão, sendo concluído após cinco encontros no município.

Conforme o secretário da Saúde Carlos Dioner Azambuja, foi mantido contato com o Ministério da Saúde para solicitar que as aulas e treinamentos fossem oferecidos no município, não havendo a necessidade dos participantes se deslocarem até Porto Alegre. “Como forma de facilitar o processo, conseguimos que a tutora viesse até Herval para assim capacitar os profissionais, o que fez com que 18 funcionários da Saúde recebessem o certificado de conclusão”.

Para a agente comunitária Alexandra Vieira o curso foi muito bom, pois proporcionou ações práticas, como por exemplo, maneiras de abordar o assunto com as pessoas dependentes. “Aqui em Herval iremos utilizar mais com dependentes de álcool”, destaca a agente de saúde.

O PROJETO - iniciado em 2013 encontra-se em fase de descentralização, fechando seu ciclo em direção à meta de oferecer formação em saúde mental, crack e outras drogas para um contingente de 290.197 agentes comunitários de saúde (ACSs) e auxiliares e técnicos em enfermagem (ATENFs). Nessa nova etapa, a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), parceira do projeto, ganha destaque participando tanto da produção como também da iniciação de turmas, formação pedagógica e avaliação de candidatos, contando com o apoio das equipes regionais (macros e coordenações estaduais e grupo de apoio). A formação proposta pelo Caminhos do Cuidado inovou por ser dinâmica, com estratégias que possibilitam aos atores da Atenção Básica trabalhar em conjunto com a Saúde Mental, acolhendo e cuidando do usuário. Outra peculiaridade é que todo o trabalho se dá conforme as especificidades de cada território, levando em conta a realidade local nas mais diferentes regiões do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Javali Hervalino completa 20 anos.

 Em junho de 2022 o personagem das charges do jornal O Herval, javali Hervalino completou 20 anos de existência,  Paulinho é colaborador há ...