sexta-feira, 25 de agosto de 2017

POPULAÇÃO DE HERVAL TEM ACESSO A INÚMEROS CURSOS REALIZADOS PELA ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) E SINDICATO RURAL (SENAR).

Nesta sexta, 18, mais um curso em parceria do SENAR em parceria com o Sindicato Rural, Secretaria de Assistência Social e CRAS foi encerrado com 100% de aproveitamento e possibilidade de aumento de renda para as famílias do município. O supervisor regional do SENAR, Alcides Renato participou do encerramento do curso e conversou com as participantes.

O curso atingiu o número máximo de participantes (12), que saíram satisfeitas com as técnicas aprendidas e com a integração e troca de experiência durante dos dois dias do curso com duração de 16 horas. Clair Daiane esperava uma vaga no curso por bastante tempo, desta vez, conseguiu participar. Ela, já vende pães e pasteis de massa caseira na cidade, conta que com os novos conhecimentos vai agregar seu cardápio, agregando valor ao seu produto.
– Hoje consigo uma renda extra que já faz diferença e o mais importante é que estou buscando e aproveitando as oportunidades que aparecem, estou sempre ligando para saber quando serão oferecidos novos cursos. Minha intenção é melhorar minha vida.
Eliana Domingues também participou pela primeira vez de algum dos cursos oferecidos na assistência e ficou muito satisfeita com a aprendizagem. Luciana Rochel inscrita pelo meio rural tem participado de vários cursos e disse que já tem um bom aproveitamento, além de estar com diversas atividades preenchendo seus dias.
Alcides Renato acompanhado pela coordenadora dos Cursos pelo Sindicato Rural, Lídia Pereira, foi recepcionado pela Secretária Rosane Wilhelnsen e antes do encerramento do curso debateram sobre a situação do SENAR em relação aos cursos oferecidos em Herval, e porque houve cancelamentos de alguns. Rosane aproveitou o ensejo e repassou a demanda e as maiores especificidades do público da Assistência, falou também sobre a questão dos cursos no meio rural e como a secretaria busca atingir esse público. Rosane também agradeceu pela grande parceria porque consegue ver de perto o quanto essas oportunidades tem feito diferença na vida das pessoas e enfatizou a importância de manter esses cursos, se colocando à disposição para o que for necessário para que a comunidade receba essas possibilidades.
O debate foi estendido às participantes e o supervisor explicou que o foco do SENAR é o público rural e pediu as participantes que cada uma que viesse fazer o curso trouxesse alguma conhecida que viva no meio rural, ou que, se existir a possibilidade e interesse que os cursos sejam levados para as comunidades. Ana Cristina Coordenadora do CRAS falou sobre as formas de divulgação e que os cursos são oferecidos para todos os públicos, porém, existe também uma falta de interesse em participar e se capacitar. Situação compreensível e existente em muitos lugares, porém, com os exemplos e a divulgação do aproveitamento dos cursos, muitas pessoas passaram a procurar o Sindicato e a Assistência Social e CRAS para participar. Trabalho gradativo que está gerando os resultados almejados.
Ministrado pela professora Márcia Centeno profissional na área alimentícia que já perdeu a conta de quantos cursos ministrou em Herval e que já esta há mais de 10 anos no SENAR, com suas aulas irreverentes e meticulosas. O curso de bolachas e salgados contou com a presença de 12 mulheres. Focado na teoria e na prática, seguindo apostila do Senar e as orientações da professora Márcia que acompanha de perto o desenvolvimento da mulherada.
Empada três pingos, Coxinha, bolacha champagne, barquetes, cookies de amendoim, folheados doces e salgados, palitos de queijo e outras receitas deliciosas estavam presentes na degustação e encerramento do curso, tudo produzido pelas alunas aplicadas e atentas as dicas de reaproveitamento de ingredientes utilizados cotidianamente nas cozinhas das donas de casa.



Fonte: Site Prefeitura  de Herval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Javali Hervalino completa 20 anos.

 Em junho de 2022 o personagem das charges do jornal O Herval, javali Hervalino completou 20 anos de existência,  Paulinho é colaborador há ...