sábado, 17 de fevereiro de 2018

EX PREFEITO VALTER FERREIRA, FOI TEMA E HOMENAGEM DO BLOCO BAFO DA ONÇA, NO HERVAL FOLIA 2018.



Por: Fatima Ferreira 
AO BLOCO BAFO DA ONÇA E AOS ”AMIGOS” EM GERAL
Começo pedindo desculpas pelo tamanho do texto, mas para falar “DELE”, torna-se impossível resumir. Talvez alguns não tenham paciência para ler mas tenho certeza que serão poucos.
Em nome “DELE”, das minhas filhas Paula e Laura e em meu nome só tenho a agradecer ao Bloco BAFO DA ONÇA, pela linda homenagem prestada ao pai neste CARNAVAL. No meu ponto de vista tem que ser assim, homenagens devem ser prestadas em vida, e podem ter certeza que o pai mesmo acamado, com seus 100 anos de vida sorriu sempre que se falou da homenagem e se cantou o samba pra ele.
Um obrigada mais que especial ao amigo Zé, compositor e cantor do samba enredo. O Zé conseguiu transmitir através da sua música, com muita simplicidade, um pouco do que o pai fez durante esses 100 anos.
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo
Foto atual do Seu Valter, durante o Herval  Folia 2018.

Agradecemos aos organizadores do Bloco Bafo da Onça pela criação e confecção das fantasias, das alegorias e dos carros que lembraram um pouco da vida pública do pai . O carro da bandeira, criada por ele enquanto prefeito, o carro com a fachada da prefeitura com o casalzinho representando o pai e a mãe,prédio este que em sua administração foi totalmente reformado, sendo inaugurado na administração do prefeito Ottoni Amaro da Silveira.

E para os mais novos e os que chegaram mais tarde em Herval eu digo: a sede da prefeitura era um prédio pequeno de um andar só, com a mesma fachada de hoje que pela sua altura pode ser transformado em dois andares mantendo a mesma fachada, por isso que as janelas do gabinete e das salas ao lado dão para uma área de luz não aparecendo na frente. O projeto e grande parte da obra foi realizado na sua administração e se mantém até hoje com poucas alterações internas. Para que a obra se realizasse a prefeitura mudou-se para a casa da esquina onde hoje funciona a Mara Sorvetes.
Peço desculpas aos organizadores por em virtude de outros compromissos, não ter ajudado em absolutamente nada, nem na execução nem tão pouco financeiramente a não ser na confecção do carro que representava a sua vida como meio de sustento da família, no qual usamos basicamente o que tínhamos em casa e o que nos foi emprestado, e aqui vai nosso agradecimento a Marcia Zaballa, Evandro Corrêa, Bruna Garcia, Wilmar e Zoca, Gilberto e Nana, Filipe Lisboa , Jane Dioscar e ao incansável Zé.
Embora tenhamos ouvido em um diálogo entre pai e filha: -filha:“ Obvio que pagaram pra o Bafo! – pai: Será? – filha: Óbvio...”, isso pra nós não faz diferença alguma, o que mais conta e nos emocionou foram todas as parabenizações que recebemos pelo reconhecimento “MERECIDO” do BAFO DA ONÇA.
Até porque quem falou, foi uma jovem, desinformada, cuja família se instalou aqui, e aqui fez seu pé de meia através de um trabalho honesto e diga-se de passagem excelente, mas que não tem conhecimento do passado do município.
E pelo desconhecimento e julgamento inadequado dessa moça resolvi contar para os mais jovens um pouco do que o meu pai, WALTER FERREIRA, fez por Herval enquanto prefeito.
Começou sua vida pública em 1963 como vereador e para informação dos jovens afirmo que nessa época o vereador não era remunerado.
Como prefeito vou começar pela educação, como diz mestre Zé em seu samba “PEGOU POR PRINCIPAL”.
Construiu as escolas: Gastão de Freitas- Barro das Negras, Aquiles Abreu-Cafurna, Homero de Macedo-Pontas do Telho, Rafael Pinto Bandeira- Lagões, São Tomaz de Aquino-Serra,Alvaro Freitas-Cerro Partido, José Bonifácio –Casa Branca, Carlos Alberto Ribas também na Casa Branca, Mal Arthur da Costa e Silva, hoje Pe Libório Poresch, Luiz Lima de Faria-Coxilia do Sarandi, usando para termiá-la material que tinha para uso em sua propriedade, Assis Brasil-Candiota, Lourdes da Silva Reis-Arroio Mau, esta em madeira, Grupo escolar Corintho Avila Escobar-Basílio, na época em madeira, Leopoldina Almeida Otero-Passo do Mello,São Vicente-Várzea, Sta Eulália-Sta Eulália, Trajano Damasceno Corrêa-Solidão, 1º aumento da escola Pe Libório, fundada por ele,Celico Afonso Medeiros-Arroio Mau, Hipólito Fernandes-Bote, Armando Melo-Carvalho de Freitas, Aumento da Escola Estadual São João Batista e Major Amaro da Silveira Passo da Areia.
Muitas dessas escolas foram desativadas, pois devido o êxodo rural, algumas localidades ficaram com poucas crianças não sendo viável sua manutenção, outras tantas ficaram para Pedras Altas após sua emancipação.
Quando assumiu não existiam pontes de concreto. A primeira a ser construída vencendo um grande desafio foi a sobre o Arroio Basílio, seguida pela do Jaguarão Chico, arroio Vieira, Arroio Grande, Bote, Sanga da China, Sanga dos Klein, Passo das Carretas, Arroio do meio, que pela construção da estrada Herval/Jaguarão pelo Curral de Pedras ficou desativada dentro de um campo, Sanga da Casa Branca,Arroio Butiá, Sanda Funda.
Boeiro de concreto sobre o Arroio Butiá, na estrada do Centurião, Sanga Funda e Santa Maria no Passo dos Paulistas.
Pontes de madeira no Arroio Passo do Moinho, sanga do cemitério, arroio Basílio em cerro Chato, , Jaguarão Chico, Sanga do Sobrado ,Sta Maria no desvio Herval e Arroio Mau.
Muitas delas também ficaram para Pedras Altas.
Manteve sempre as estradas nas melhores condições vistoriando pessoalmente uma a uma, nunca foi um prefeito de gabinete, sempre esteve presente em todas as obras, nessa época não existiam secretarias, o prefeito administrava todas as áreas.
Encascalhou pela primeira vez a estrada do Arroio Mau/São Diogo antes intrafegável. Estrada esta que hoje pertence a Pedras Altas e que tive o prazer de saber que encontra-se em ótimo estado, inclusive sendo comparada pelos antigos moradores por como era quando o Walter Ferreira foi prefeito, que bom.
Uma das meninas de seus olhos foi a construção do Palanque, Pira da Pátria e Bandeira do Município. Antes a bandeira do Brasil e do Estado eram hasteadas em ferros colocados em buracos no chão de terra da praça. Obras estas construídas em parceria do Exercito Brasileiro.
Outra obra que sempre foi motivo de orgulho foi a do Banheiro público na Praça Marques do Herval que sempre teve sobre ele um rico, florido e bem cuidado jardim.
Ainda sobre a praça. Aquele calçamento com lajotas irregulares vermelhas em suas vielas também foi obra de Walter Ferreira nunca mais tendo sido conservado e modernizado.
Foi construída uma praça em frente ao hospital que hoje não existe mais.
Foram construídos em sua administração os prédio da Brigada Militar, continua como era, Posto de Saúde que foi ampliado e adequado as novas normas da Vigilância Sanitária pelas próximas administrações, prolongamento da rua xv de novembro que leva o nome de Av. Luiz Lima de Faria, prolongamento da rua Júlio de Castilhos a partir da esquina da escola São João Batista,, bairro residencial da 8ª residência do DAER, bairro residencial prof. José Alexandre Zaquia, Pira da Pátria na Vila Basílio, , Guarita e Central telefônica da CRT (telefones manuais, via telefonista), Caixa D’Agua e instalações da CORSAN para tratamento de água fornecida a população, Caixa d’agua do Grupo Corintho Avila Escobar no Basílio, Repetidora da TV Globo, construção do prédio onde hoje funciona EMATER e Secretaria de Agricultura (funcionava a antiga LBA, correspondente hoje ao CRAS), prédio onde deveria funcionar o matadouro municipal e hoje funciona a fábrica Herval Laticíneos.
Realizou a tão sonhada ILUMINAÇÃO PÚBLICA, na época só existia luz dentro das residências e assim mesmo era até um horário determinado depois era desligada, era luz da Usina do município, onde hoje funciona o prédio da CEEE, levou também a iluminação pública a Vila Basílio.
Podem achar que fez pouco, mas tudo que fez foi com muita garra e com o apoio, auxílo e participação da comunidade, governo Estadual e Federal.
Por reconhecimento a sua atuação, foi nomeado Assessor do Governo do Estado junto a Casa Civil, onde atuou dando assistência aos municípios da Zona Sul, quando teve a oportunidade de ajudar a angariar recursos para o nosso Herval.
Na sua vida privada, como filho mais velho, abriu mão de seus estudo (agronomia) para assumira administração da fazenda de seu pai, que encontrava-se enfermo e assim ajudar a manter o estudo de seus 4 irmãos.
Casou e teve 3 filhos , que mesmo em uma época difícil conseguiu ver formados, Clóvis engenheiro civil, nosso saudoso Juca veterinário e eu dentista.
Com a perda da mãe teve o generoso gesto de nos entregar não só a parte que nos cabia de direito por sua morte, mas também entregou todos os seus animais, que diga-se de passagem eram portadores de uma linhagem extremamente conceituada tanto na parte bovina como ovina, ficando apenas com a área rural que lhe era de direito, arrendando-á para dali tirar o sustento em sua velhice.
Após ter entregue tudo, nos deu o privilégio, pra mim, Paula e Laura de ficar em nosso convívio nestes últimos 9 anos, dando-nos a oportunidade de amá-lo, respeitá-lo e cuidá-lo cada vez mais.
Dia 7 de dezembro de 2017 comemoramos em família e amigos mais próximos seu centenário com a certeza que permanecerá conosco por muito mais tempo.
Mais uma vez muito obrigada BAFO DA ONÇA e já estamos nos preparando para o Carnaval do ano que vem pois fomos avisados que o tema da Escola de Samba Pe. Libório será seu cinquentenário e que ele “WALTER FERREIRA”, seu fundador, será um dos homenageados.
Agradecemos e tenham certeza que todos os convites de reconhecimento para ELE serão aceitos com muito carinho.
Walter Ferreira, nosso exemplo rumo aos 101...












Fonte: Internet(Facebook)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Javali Hervalino completa 20 anos.

 Em junho de 2022 o personagem das charges do jornal O Herval, javali Hervalino completou 20 anos de existência,  Paulinho é colaborador há ...