Escola Aberta
Histórico
O município de Porto Alegre fez sua adesão ao programa Escola Aberta, no dia 17 de setembro de 2005, com recursos financeiros do MEC e assessoria técnica da UNESCO. Conta ainda com recursos da Smed, que é responsável por seu gerenciamento. Atualmente, 35 escolas participam do programa que, através da educação, cultura, esporte e trabalho para a juventude, se propõe a promover a ressignificação da escola como espaço alternativo para o desenvolvimento de atividades de formação, cultura, esporte e lazer para os alunos da Educação Básica das escolas públicas e suas comunidades aos finais de semana.
Proposta Pedagógica
O programa propõe a educação integral, capaz de desconstruir o muro simbólico entre escola e comunidade, entre educação, cultura, esporte e lazer. Propõe, ainda, a apropriação do espaço público, valorização das culturas locais, celebração das diferenças e socialização do saber como promoção da autonomia e participação social.
Objetivo Geral
Contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura para a paz.
Objetivos específicos
Promover e ampliar a integração entre escola e comunidade;
ampliar as oportunidades de acesso a espaços de promoção da cidadania;
contribuir para a redução das violências na comunidade escolar.
ampliar as oportunidades de acesso a espaços de promoção da cidadania;
contribuir para a redução das violências na comunidade escolar.
Temas de formação
Sexualidade, planejamento familiar, paternidade e maternidade responsável, representações e valores, comunicação não violenta, prevenção à dependência química, drogadição, prevenção e promoção da saúde, direitos humanos, segurança urbana, ecologia, regras de convivência.
Transversalização
O Programa Escola Aberta trabalha, a partir da transversalização, com diversas ações da Smed, desde demandas de Educação de Jovens e Adultos, acessibilidade, Redes de Atendimento, atendimento à infância, projetos de leitura, relações étnicas e de gênero, educação ambiental, Cidade Escola – Escola de Tempo Integral, acompanhamento da frequência escolar, assumindo o discurso como prática na luta contra qualquer forma de discriminação e no exercício da diferença.
Oficinas oferecidas
Esportes
Dança
Artes Marciais
Música
Artes Visuais e Cênicas
Recreação
Preparação para o trabalho
Artesanato
Educação Ambiental
Informática
Libras
Grafite
Letramento e Contação de Histórias
Oficinas demandadas pelas comunidades voltadas para geração de renda.
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