sexta-feira, 10 de agosto de 2018

HERVAL:RS SEGURANÇA É A PRINCIPAL PAUTA NA SENTINELA DA FRONTEIRA.

Redação: Jornalista Fernanda de Freitas.
SEGURANÇA É REIVINDICAÇÃO DO MUNICÍPIO DE HERVAL:RS
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna
Na tarde desta quarta (08), lideranças da comunidade estiveram reunidas com o tenente coronel Paulo de Lima do 3º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), que responde pelos municípios de Herval, Arroio Grande, Jaguarão e Pedras Altas.
O crescente número de furtos e abigeato foram os temas principais da discussão, principalmente a onda de insegurança que surge no município pela falta de efetivo para atender áreas urbana e rural. Dentre os debates o mais importante foi o pedido de respostas rápidas e efetivas, visando à segurança e o bem - estar da população.
O prefeito Rubem Wilhelnsen, na oportunidade, citou inúmeras reclamações, reivindicações e exemplos do que tem ocorrido na cidade e a sensação de insegurança dos moradores. Lembrou também que já esteve em conversa com o secretário de Segurança do Estado César Schirmer, clamando por soluções. Na sequência, o produtor da localidade do Basílio, Renato Soares, apresentou números de abigeatos, dos meses de junho, julho e agosto do ano passado, prejuízo em quase R$ 200 mil reais nas propriedades, sem contar os casos não registrados, que segundo ele, são inúmeros.
No encontro esteve presente, o presidente do Sindicato Rural, Celso Silveira, o vereador, Valter Lima, o chefe da Inspetoria Veterinária, João Bosco Mesquita, o veterinário, Gabriel Fiori e o produtor, Sergio Muñoz. Um discurso unânime entre os presentes em relação à necessidade de mais efetivo, atuação mais próxima da comunidade, e principalmente soluções efetivas e urgentes. Celso Silveira lembrou que dentre todas as pautas debatidas o mais importante era debater soluções efetivas e discutir com a maior brevidade possível.

#Oquediz o Comando?
O Cel. Paulo Lima abriu o encontro explicando os diversos projetos e planejamentos do Comando da Brigada Militar em relação à necessidade do município e de todos os municípios da região. “É de interesse total do comando, trazer mais policiais militares para os municípios, estamos a par dessas situações. Já existe um planejamento e possibilidades de novos soldados para o município, no mínimo dois, para a próxima semana”, ressaltou.
O comandante expôs também as dificuldades que a Brigada Militar enfrenta em todo o estado. Atualmente a Brigada Militar atua com menos de 50% do efetivo previsto (15 mil - previsão de 33 mil homens). Segundo ele a ideia de uma escola para formação de novos soldados em Pelotas, pode ser uma possibilidade que os aprovados da região venham a ficar em suas cidades de origem, nada confirmado ainda, porém, pode ser que esta possibilidade seja concretizada no mês de outubro. Também existe um projeto de intensificação de proximidade com a comunidade, através de policiamento ostensivo, projeto que será colocado em prática com a chegada dos novos soldados.
O vereador Valter Lima estava em mão com um ofício (abaixo assinado) endereçado ao secretário de segurança pública do estado, César Schirmer solicitando mais efetivo para o pelotão de Herval, em caráter de urgência. O abaixo assinado já continha assinatura de várias autoridades do município e será encaminhado novamente por pedido do Comandante para ser levado a uma patente mais alta da Brigada Militar para endossar o pedido.
Ainda sem datas previstas mais dois encontros foram agendados, um deles, uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores, para debater com a comunidade, lembrando que a segurança é um debate de interesse de todos, e que o Comandante se colocou a disposição para participar, tal qual fez a solicitação para os encontros. Também tratado um encontro com os produtores rurais, visando um debate mais específico para área rural, questão que será organizada pelo Sindicato Rural de Herval e que também contará com a presença do Comandante do 3º BPAF.
Na ocasião foi lembrada em tom de agradecimento a parceria da Prefeitura Municipal com a Brigada Militar, que auxilia como pode em questões como manutenção de viaturas e outras solicitações. A participação de todos os poderes com apoio da comunidade é uma das chaves para auxiliar na resolução da questão insustentável que o estado enfrenta, em termos de segurança, lembraram os presentes.
Fonte: Site Prefeitura de Herval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Javali Hervalino completa 20 anos.

 Em junho de 2022 o personagem das charges do jornal O Herval, javali Hervalino completou 20 anos de existência,  Paulinho é colaborador há ...