Ação conjunta visa coibir prática de ilícitos na fronteira sul
Um efetivo aproximado de 800 militares foi selecionado para execução da tarefa
A 8ª Brigada de Infantaria Motorizada está operando a partir deste sábado (18), na fronteira sul do Estado, em conjunto com os órgãos de segurança pública e de fiscalização, a fim de intensificar a presença militar e policial na faixa de fronteira e coibir a prática de ilícitos. Trata-se da Operação Ágata 7, uma ação conjunta dos ministérios da Defesa e da Justiça, além de outros órgãos federais e estaduais ligados à segurança, com o intuito de combater delitos transfronteiriços.
Um efetivo aproximado de 800 militares foi destacado pelo Comandante da 8ª Brigada, General de Brigada Angelo Kawakami Okamura, para a execução da tarefa. Dessa forma, por prazo ainda indeterminado, os militares do Exército Brasileiro estarão presentes na região, atuando na prevenção e na repressão de delitos transfronteiriços, como a entrada ilegal de armas, munições, entorpecentes e a prática do contrabando, além de crimes ambientais. Essa atuação, que tem seu esforço voltado para os municípios de Jaguarão, Herval e Chuí, é feita sob o amparo dos instrumentos jurídicos em vigor.
A operação da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada vai se desenvolver por meio de ações de patrulha terrestre e fluvial, e de postos de bloqueio e de controle de estradas ao longo da faixa de fronteira, operando durante o dia e à noite. Além de coibir ações criminosas, a operação tem também o objetivo de apoiar as comunidades locais, de ampliar o conhecimento dos militares sobre sua área de operações e de estreitar os laços com os órgãos de segurança pública e de fiscalização, como a Brigada Militar, as Polícias Civil e Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Receita Federal.
O apoio às comunidades locais se desenvolverá com Ações Cívico-Sociais, por meio das quais o Exército promoverá assistência médico, odontológica e hospitalar, auxiliará comunidades carentes, promoverá campanhas de recolhimento e de distribuição de agasalhos, de controle de zoonoses e de medidas sanitárias em locais onde concentram famílias carentes. De acordo com o balanço integrado, as seis edições anteriores da Operação Ágata resultaram em 56.418 procedimentos, 18.304 atendimentos médicos e 29.482 odontológicos em todo o Brasil. Cerca de nove mil pessoas foram vacinadas e foram distribuídos 195.241 medicamentos.
Fonte: Diário Popular.
Por:Paulinho da Mídia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário