quinta-feira, 20 de novembro de 2014

O dia da Consciência Negra.



Pois é, hoje é o dia da consciência negra e eu como negro tenho que expor a minha opinião sobre o assunto.
 Sei que muitos brancos vão falar que eles não tem o dia da consciência branca, realmente eles não tem mas porque teriam que ter? !!! A etnia mais discriminada na história é a Negra, só aqui no Brasil foram mais de 400 anos de exploração, tratando os negros como mercadoria, como animais e quando veio a abolição da escravatura, os negros foram jogados a própria sorte sem auxilio a moradia, educação e saúde. Um amigo branco um dia me disse que a maioria dos bandidos e ladrões (ladrões pobres) porque os piores ladrões, que são os do colarinho branco e me desculpem o trocadilho, são brancos e roubam milhões dos cofres públicos, mas voltando ao assunto com o meu amigo, a maioria dos presidiários são negros ou pardos e rindo me perguntou o porque disso, eu respondi porque não deram um suporte uma infra estrutura adequada, a maioria foi morar em guetos nas cidades e muitos nem um emprego descente tinham para sustentar suas famílias, uma escola para dar uma boa educação para seus filhos para eles serem alguém no futuro.
 Logo que os negros foram abolidos, as grandes fazendas empregaram os refugiados imigrantes italianos e para eles pagavam direitinho os negros que se ralassem, que se contentassem com a liberdade.
 Então na opinião do Java, esse dia serve para uma conscientização do que foi feito até agora e do que tem que se fazer no futuro e para cultuar a cultura, as danças, a culinária enfim a história do povo descendentes de africanos.
 Não existe o dia da consciência branca, mas os brancos comemoram a octoberfest (descendentes de alemães) a festa da uva (descendentes de italianos) os descendentes de portugueses e espanhóis se procurarem a conhecer a história do seu povo, com certeza vão comemorar em alguma data do ano as suas origens, dificilmente um negro vai comemorar a octoberfest por exemplo com uma história dos seus antepassados, a menos que seja ´´cruzado``.
As chamadas minorias por terem sofrido ou por sofrerem até hoje comemoram datas importantes, como o dia da mulher, Yom Tov (dia ou dias do judaísmo), o dia do índio e por aí vai, fica um troço nada a ver o dia do Homem, o dia da consciência branca, o que sofreram para ter um dia próprio? se na história sempre foram os dominantes.
  
Quanto as cotas, eu acho que não deveria ser estipulada por etnia e sim pelo poder aquisitivo, COTAS PARA POBRES, porque iria englobar os negros que são a maioria dos pobres no Brasil.
   Tem uma faculdade em Pelotas que tecnicamente é para os pobres, não me lembro se é a federal ou católica, mas tem muito estudante de família de posses tirando a vaga de um estudante pobre, só para economizar e não gastar, isso eu acho errado, temos que focar na parte financeira dos alunos e não na cor, até porque tem branco pobre e tem negro rico ou classe média. Muitos brancos oportunistas se agarram nessa história de cotas para se passarem por coitadinhos e injustiçados, mas não passam pelo preconceito diário que nós passamos, quando olhares desconfiados nos observam com medo ou desprezo, quando somos pobres o olhar é de piedade ou desprezo e quando somos bem sucedidos o olhar é de inveja e recalque, claro que não são todos os brancos que tem esse ponto de vista mas uma boa porcentagem. 
Por:Paulinho da Mídia, o Javali do Herval. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Javali Hervalino completa 20 anos.

 Em junho de 2022 o personagem das charges do jornal O Herval, javali Hervalino completou 20 anos de existência,  Paulinho é colaborador há ...