domingo, 30 de novembro de 2014

Origens do Herval - Parte 2

Origens do Herval - Parte 2
Rubens Machado
Ofício do brigadeiro Rafael Pinto Bandeira ao Secretario de Estado e Ultramar, em Lisboa, informando do estabelecimento da guarda militar nos serros do Erval. 
Junto à este ofício, Pinto Bandeira envia cópias de correspondências trocadas com os Vice Rei do Rio da Prata, Nicolas de Arredondo, o Vice Rei do Estado do Brasil, Conde de Resende e o Governador Da Província Marechal de Campo, Sebastião Xavier, sobre o estabelecimento da guarda de São João do Erval, a qual foi motivo de contestações da parte do Vice Rei do Rio Da Prata, pois, pela leitura que fez do artigo 4º do Tradado Preliminar (Tratado de Santo Ildefonso), esta região seria de posse da Coroa Espanhola. 
OFÍCIO do comandante do Rio Grande de São Pedro, brigadeiro Rafael Pinto Bandeira, ao secretário de estado da Marinha e Ultramar, Martinho de Melo e Castro, sobre os movimentos que tem havido na fronteira e o estabelecimento de uma nova guarda, enviando cópia da correspondência mantida com o vice-rei do estado do Brasil, com o marechal de campo governador do Rio Grande de São, Pedro Sebastião da Veiga Cabral da Câmara, com o vice-rei do Rio da Prata e com o segundo comandante do resguardo do Rio da Prata. Relata que há muitos anos se reclama das autoridades espanholas as famílias e desertores que têm passado para aqueles domínios, sem êxito, enquanto do Rio Grande de São Pedro se expulsam para lá todos os que desertam ou fazem contrabando. Envia relação dos produtos exportados durante o ano de 1791 e do quinto dos couros. Em 27.02.1792
Ilmo. Exmo. Senhor
Meu Senhor: ainda que me não compita participar a V.Exa. os pequenos movimentos que tem havido nesta fronteira: contudo pelo que pertence a mim, tomo a resolução de pôr na respeitável presença de V.Exa. os offícios que tem havido a cerca de huma nova guarda, que para evitar os insultos, que todos os dias sofrião os vassalos de Sua Majestade, estabeleci dentro dos limites que nos pertencem, que há muitos annos havião cido povoados por Portuguezes, e que o Sr. Vice-Rey do Estado ??? concedeu por sismaria ao portuguez Joze Dutra.
Considerando que os nossos confinantes, talvez, intentem fazer nessa corte alguma queixa a este asunpto; quero eu que V.Exa. esteja intiligenciado de tudo o que se tem passado.
Ao Exmo. Sr. Vice Rey do Estado, tenho dado repetidas partes, como V.Exa. verá, e não tenho recebido incinuação, ou resposta a hum anno a esta parte.
Fico com a mala pronpta esperando alguma mudansa ou algum retiro; o que me afligira quando ???? ???? V.S. se não descubra em mim outra cousa, que não seja a do ardente zelo com que me emprego no serviço de Sua Majestade.
Eu não descubro boa fé nos meus vizinhos confinantes, e todos os dias estou esperando que cometão alguma mayor dezordem por cauza dos limites que ainda estão por demarcar na margem occidental da Lagoa Merim, vindo aproximando-se com guardas no terreno duvidozo.
Há muitos annos que desta fronteira se tem feito immensos officios aos Vice Reys do Rio da Prata, e governadores de Montevideo reclamando famílias, e dezertores de nossas tropas que tem passado para aqueles dominios, e athé hoje não tem entregado algum; ao mesmo passo que daqui actualmente se estão remetendo para lá todos os que para cá dezertão ou passão a fazer contrabando, e se podem apanhar.
(A partir daqui passa a tratar de outros assuntos)
..................
Vila de São Pedro do Rio Grande, 27 de fevereiro de 1792.
Rafael Pinto Bandeira


Fonte: AHU-Projeto Resgate-CMD/UnB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Javali Hervalino completa 20 anos.

 Em junho de 2022 o personagem das charges do jornal O Herval, javali Hervalino completou 20 anos de existência,  Paulinho é colaborador há ...