Jornalista cubana é impedida de entrar nos EUA

É humilhante que neguem vistos a acadêmicos enquanto recebem de braços abertos a Yoani Sanchez, criticou Elaine Díaz | Foto: Flickr
Da Redação
Na quarta-feira (4) a blogueira, jornalista e professora da Universidade de Havana, Elaine Díaz, foi impedida de ir aos EUA para um dos maiores eventos de Ciências Sociais do mundo: o XXXI Congresso Internacional de Estudos Latino-Americanos.
Elaine teve seu trabalho aprovado pela Associação de Estudos Latino-Americanos, organizadora do evento, que também deu a ela uma bolsa para a viagem. Mesmo assim, o governo dos EUA não concedeu o visto a Elaine.
Em entrevista ao Jornalismo B ela condenou a ação do país norte-americano. “Não tive nenhum problema com Cuba para sair, nunca. É humilhante que neguem vistos a acadêmicos enquanto recebem de braços abertos a Yoani (Sanchez)”, critica.
Em seu Twitter, Elaine agradeceu aos governos do Brasil e do Quênia por a terem recebido para congressos em 2012, e disse torcer “para que o Congresso mais importante de Ciências Sociais do mundo saia novamente do território estadunidense, só assim se garantirá a presença de todos os cubanos e cubandas aceitos pela Lasa (sigla da organizadora)”.
Fabio Duarte
Cara, se os EUA são tão democráticos como dizem que são, porque vetaram a entrada dela? além de cubana, ela é linda, isso já bastava o visto.
ResponderExcluir