quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Arroio Grande - Começou a coleta seletiva solidária

                                                                                        Fabio Duarte

RECICLAR comanda a limpeza pública em Arroio Grande
Numa solenidade que contou com a presença do Presidente da Câmara de Vereadores, Idimar Furtado da Silva (PDT), secretários municipais, vereadores, Departamento do Meio Ambiente e integrantes da Cooperativa de Recicladores – RECICLAR, o prefeito Luis Henrique Pereira (PP) oficializou, na última segunda-feira (19), a implantação do novo sistema de coleta do lixo em Arroio Grande, a Coleta Seletiva Solidária.
O prefeito salientou que a implantação da coleta seletiva começa com uma experiência-piloto, que vai sendo ampliada aos poucos, lembrando que o município é um dos pioneiros neste serviço, na região. Disse, ainda, que há uma confiança muito grande do Poder Público na equipe da cooperativa que irá trabalhar na limpeza pública urbana, mas será necessário paciência e a integração de toda a sociedade no novo processo.
“Para qualquer tipo de atividade a mudança exige um tempo para que aconteça a adaptação. Estamos convictos de que esta aposta vai dar certo porque o comprometimento é mútuo e, aos poucos, a comunidade vai assimilar e contribuir para o sucesso da coleta seletiva”, afirmou Luis Henrique.
Segundo o Secretário Municipal de Agricultura Meio Ambiente, Rafael Crhist, Arroio Grande mais uma vez sai na frente na busca da sustentabilidade. "Pouquíssimas cidades no Brasil conseguem efetivar a coleta seletiva. Estamos dando um grande passo e vamos estendê-lo. Reconhecemos que é necessário aprimorar a logística, adequar alguns espaços e conscientizar a população de que ela é fundamental para que os objetivos sejam alcançados com êxito. Estamos tranquilos porque temos certeza de que este é o caminho”, declarou.
O presidente do Legislativo Municipal, vereador Idimar Furtado da Silva (PDT), participou do ato e teceu elogios ao Executivo Municipal pela implantação da coleta seletiva. Destacou que além da contribuição para o meio ambiente e a consequente melhoria na qualidade de vida da população, deve-se levar em conta o aspecto social, onde várias famílias terão uma fonte de renda com o novo projeto.
“Só os visionários tomam atitude. Só os pensadores podem incluir Arroio Grande num cenário melhor. Aqui temos a cultura de temer o novo, mas o Executivo Municipal está dando um passo à frente mediante o novo e o Legislativo felicita o prefeito e seus secretários por esta atitude”, completou o vereador Idimar Furtado.
A cooperativa dos catadores de materiais recicláveis RECICLAR irá realizar a coleta dos materiais orgânicos e recicláveis e as operações no aterro sanitário municipal. Cada cidadão terá a responsabilidade de separar o seu lixo da seguinte forma:
Lixo Orgânico: restos de alimentos, erva-mate, pó de café, cascas e resíduos de frutas, cascas de ovos, galhos, ramos, folhas e talos, papel higiênico, toalhas de papel e guardanapos.
Lixo Reciclável: metais (ferro, alumínio e latão), vidros, plásticos, papéis, papelão e madeira.
Os caminhões coletores estarão identificados nas cores verde para coleta de lixo reciclável, e marrom para a coleta de lixo orgânico e passarão nas ruas juntos.

A rota será a mesma já existente de coleta de lixo. Atenção para os dias e turnos da coleta nos bairros:
Vidal, Silvina, Theobaldo Link, Lauro Ribeiro, Mirabeu Baltar, Branco Araújo e Getúlio Vargas – Segunda, Quarta e Sexta no turno da manhã;
Promorar, Novo Milênio, Carlos Vasquez, São José, Santana e São Gabriel – Terças, Quintas e Sábados no turno da manhã.
Centro e Cohab Leste – De segunda a sábado no turno da tarde.
MUDANÇA NA LIMPEZA PÚBLICA
Reciclando atitudes, a comunidade arroiograndense precisa fazer a sua parte na Coleta Seletiva Solidária
O lixo é apenas um momento do estado da matéria. Se devidamente tratado, deixa de ser um problema. Porém se não recebe tratamento adequado, transforma-se em um dos maiores problemas ambientais que ameaçam a vida no planeta Terra, porque além de poluir o solo, a água e o ar, também atrai animais que veiculam doenças.
E toda a sociedade é responsável pelo lixo que produz: pelo seu volume, pelo jeito como é embalado e pelo lugar onde é jogado. E hoje o município de Campo Mourão conta em todo o perímetro urbano com a Coleta Seletiva, uma opção para estar minimizando o problema que o lixo constituí-se.
É uma questão de consciência. Cada um deve fazer a sua parte para melhorar a vida de todos. A questão ambiental não diz respeito somente à natureza, mas também a da sociedade. E para que a vida seja melhor só depende de nossas atitudes.
"Tudo que acontecer à terra acontecerá aos filhos da terra".
A destruição é irreversível! Mas a sua consciência é recuperável!
O que é coleta seletiva?
É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.
O que é reciclagem?
A reciclagem é o processo de reaproveitamento de materiais descartados de forma a reduzir a quantidade de lixo produzido. Esse processo é realizado a partir de materiais que demoram a se decompor e a se reintegrar no meio ambiente.
Vantagens da Coleta Seletiva

Contribui para a melhoria do meio ambiente, na medida em que:
• Diminui a exploração de recursos naturais
• Reduz o consumo de energia
• Diminui a poluição do solo, da água e do ar
• Prolonga a vida útil dos aterros sanitários
• Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo
• Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias
• Diminui o desperdício
• Diminui os gastos com a limpeza urbana
• Cria oportunidade de fortalecer organizações comunitárias
- Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.

Como diminuir o desperdício e preservar o Meio Ambiente?

- Reutilize recipientes plásticos de produtos como margarinas ou sorvetes. Bem lavados, eles servem para guardar outros alimentos;
-Corretamente acondicionados, os alimentos permanecem frescos por mais tempo. Dessa forma, joga-se menos comida no lixo;
-Não jogue lixo em terrenos baldios, rios e córregos. Isto pode causar enchentes e perigo de contaminação por ratos e insetos;
-Separe os resíduos em casa. Depois, é só entregar os sacos para os caminhões da coleta seletiva ou nos Pontos de Entrega Voluntária. Assim, você estará contribuindo para um planeta mais saudável.
Mitos e verdades
Todas as embalagens são recicláveis?
- FALSO. A reciclagem depende de tecnologia e de industrias que aceitem os materiais em escala comercial.
Um objeto quando reciclado volta a ser o que era antes?
- FALSO. Uma garrafa de vidro pode ser reciclada em outra da mesma cor e formato. Entretanto, a maioria dos objetos só podem ser transformados em outros produtos. Copos e garrafas plásticas são reciclados em baldes e cerdas de vassoura; caixas de leite viram placas divisórias ou telhas. Por isso, a produção dos originais continua utilizando sempre as matérias-primas virgens: petróleo, minérios, árvores, etc.
Coleta Seletiva e reciclagem são sinônimos?
- FALSO. Coleta seletiva é o processo de recolher os resíduos selecionados. Reciclagem é a atividade de destruir os resíduos e aproveitá-los na produção de novos bens.
Consumimos 40% alem da capacidade de reposição dos nossos recursos naturais?
- VERDADE. Quando somamos o consumo dos alimentos, da energia e dos recursos naturais, ultrapassamos em mais de 40% a capacidade atual de reposição de recursos do planeta. E a cada ano aumenta 2,5%. Calcula-se que, se todos os habitantes da Terra consumissem dentro dos padrões dos países industrializados, precisaríamos de três planetas para suprir as atuais taxas de consumo humano.

 
http://imprensaarroiogrande.blogspot.com.br/                                                                                                                                                                                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Javali Hervalino completa 20 anos.

 Em junho de 2022 o personagem das charges do jornal O Herval, javali Hervalino completou 20 anos de existência,  Paulinho é colaborador há ...