terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Semana do Peixe em Pelotas - RS



A abertura do evento aconteceu na manhã de segunda-feira; a intenção é incentivar o consumo de pescado na região (Foto: Divulgação DP)
A abertura do evento aconteceu na manhã de segunda-feira; a intenção é incentivar o consumo de pescado na região.
O prefeito Eduardo Leite esteve na cerimônia (Foto: Divulgação DP)
O prefeito Eduardo Leite esteve na cerimônia 
A 1ª Semana do Peixe, aberta oficialmente na manhã desta segunda-feira (24) no largo Edmar Fetter, em Pelotas, tem atividades previstas até sexta-feira (28), com o objetivo de incentivar a alimentação saudável e a pesca artesanal local. Nesta terça-feira (25), a partir das 9h, a comercialização prossegue e, do meio-dia às 18h tem a ação Peixe no cardápio, com promoção do consumo junto ao comércio, restaurantes e supermercados.
A qualidade e o preço dos produtos na feira são atrativos, segundo a cozinheira Márcia Oliveira, 39, que passava nesta segunda no momento da cerimônia de lançamento e aproveitou para comprar camarão. “Está difícil de encontrar até na Z-3”, comentou. Ela adquiriu meio quilo de camarão limpo por R$ 20,00. O consumidor poderá encontrar também linguado, anjo, traíra, siri, jundiá, bagre, corvina, rissoles e bolinhos de peixe. Todos produtos são congelados e ficam acondicionados em caixas térmicas.
O prefeito Eduardo Leite (PSDB) salientou que trabalho é sinônimo de inclusão social e a prefeitura tem a missão de cuidar de 88 escolas, onde estudam 30 mil alunos. ”Nos organizamos para fomentar a agricultura familiar”, disse. Com a mudança na legislação, 30% da merenda escolar deve vir da produção de agricultores familiares. Antes era permitido comprar de outras localidades, mas atualmente a prioridade é das comunidades locais. Relatou que a aquisição de uma despolpadora vai agilizar a extração de espinhas dos peixes: “É mais um passo para melhorar as condições de vida de quem trabalha e desenvolve a nossa terra.”
Ressaltou ainda a elevada concentração de ômega 3 no peixe, que ajuda ainda a diminuir o nível de triglicerídeos, a prevenir a arteriosclerose e a diabetes, além de contribuir no tratamento da artrite reumatóide. Pescadora da Colônia Z-3 e comerciante Maria de Lourdes da Costa Esteves, 33, é uma das participantes da Feira do Peixe. Está nesse ramo há 12 anos e vende sua produção ainda nas feiras das avenidas Bento Gonçalves e República do Líbano. É com esse trabalho que ajuda a aumentar a renda da família. Confira a programação da semana:
Quarta-feira
9h - Abertura da comercialização de peixes na avenida Bento Gonçalves, entre as ruas Gonçalves Chaves e Félix da Cunha
14h - Z-3 nota 10! - campanha de sensibilização ambiental na Colônia Z-3
Quinta-feira
8h - Atividade cultural na Escola Raphael Brusque, na Colônia Z-3
9h - Abertura da comercialização de peixes na avenida Bento Gonçalves, entre as ruas Gonçalves Chaves e Félix da Cunha
Sexta-feira
14h - Reunião de encerramento no quiosque da Colônia de Pescadores Z-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Javali Hervalino completa 20 anos.

 Em junho de 2022 o personagem das charges do jornal O Herval, javali Hervalino completou 20 anos de existência,  Paulinho é colaborador há ...