sábado, 8 de fevereiro de 2014

Arroio Grande - Miriam e prefeito Henrique vistoriam balsa de Santa Isabel

Fabio Duarte

Marinha pediu uma série de adequações na embarcação, o que acabou estendendo a previsão de início das operações; ao menos mais 30 dias serão necessários
A deputada Miriam Marroni (PT) e o prefeito de Arroio Grande, Luis Henrique (PP), estiveram vistoriando no final da manhã desta quarta-feira a balsa que fará a travessia de veículos entre a localidade de Santa Isabel, em Arroio Grande, e o município de Rio Grande. Antes da retomada da travessia, que tinha início previsto para o mês de janeiro, a Marinha fez uma vistoria na balsa e pediu uma série de melhorias, como a colocação de grades nas laterais e a realização de reparos e pintura no casco, o que fez com que o reinício da travessia ganhasse novo prazo.
“Estivemos reunidos com o Coronel Bonete, que é o superintendente de Portos e Hidrovias, e logo após visitamos a balsa, que estava no cais de Porto Alegre. É uma embarcação grande, que ficará segura e cumprirá todos os itens de segurança previstos na legislação”, explica Miriam.
Na reunião, que contou também com a presença do vereador Casca Silva (PP), Bonete informou que o estudo de viabilidade técnica para a licitação definitiva também já está sendo feito.
Porto de Pelotas e licitação da Balsa de São José do Norte também na pauta, outros dois assuntos também foram tratados no encontro entre Miriam e Bonete. O primeiro deles foi a nomeação de sete novos servidores para o Porto de Pelotas, o que irá ocorrer ainda este mês. O outro foi a licitação da balsa que faz a travessia Rio Grande - São José do Norte.
“Esta é uma licitação complicada devido a série de ações judiciais que sempre ocorrem e acabam trancando os processos. Mas o superintendente garantiu que o assunto está sendo tratado e que o novo edital foi confeccionado em conjunto com a AGERGS e técnicos da UFRGS e agora está sendo analisado pela Procuradoria Geral do Estado”, afirma a deputada.
A Balsa de Santa Isabel
O trajeto da balsa será de 170 metros de extensão, no canal de São Gonçalo.
O novo percurso encurtará um trecho rodoviário de 120 quilômetros e eliminará o pagamento de duas tarifas de pedágio.
A medida facilita o escoamento da produção de arroz, soja e madeira rumo ao porto de Rio Grande
Texto/Foto: Roberto Witter

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