quarta-feira, 7 de março de 2012

POLO UNIVERSITÁRIO DE HERVAL PROMOVE CURSO PARA TÉCNICO EM AGRO INDUSTRIA CAVG/IFSUL

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 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL- RIO- GRANDENSE
EDITAL Nº 015/2012
Dispõe sobre o Processo Seletivo para ingresso nos cursos da
modalidade de EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD), oferecido
pelo Sistema Rede e-TEC Brasil, com início previsto no
primeiro semestre letivo de 2012, no  Campus Pelotas -
Visconde da Graça (CAVG).
O Chefe do Departamento de Seleção (DES) do Instituto Federal Sul-rio-grandense, por meio
da Comissão Permanente do Processo Seletivo (COPPS), torna público o presente Edital, que
regerá o Processo Seletivo para ingresso nos cursos da modalidade de Educação a Distância
(EaD), oferecido pelo Sistema Rede e-TEC Brasil.
1- DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 - A realização do Processo Seletivo está a cargo da Comissão Permanente do Processo
Seletivo (COPPS) do Instituto Federal Sul-rio-grandense.
1.2 - O processo seletivo será regido por este Edital e realizado nas cidades de Agudo – RS,
Alegrete – RS, Bagé – RS, Cachoeira do Sul – RS, Canguçu – RS, Herval – RS, Pareci
Novo – RS, Pelotas – RS, Picada Café –  RS, Piratini –  RS, Santa Maria – RS, Santa
Vitória do Palmar – RS, Santana do Livramento – RS, Santo Antônio da Patrulha – RS,
São Borja – RS, São João do Polêsine – RS e São Lourenço do Sul – RS.
1.3 - O Edital simplificado será divulgado em jornais locais, e a versão completa estará
disponível no site http://www.ifsul.edu.br/processoseletivo.
1.4 - Podem concorrer às vagas definidas no Anexo 1 – Dos Polos, Cursos e Vagas – os
candidatos que tenham concluído o Ensino Médio (curso de 2
o
 Grau ou equivalente) até a data
da efetivação da matrícula. 1.5 - As provas serão presenciais e aplicadas nos polos de Agudo – RS, Alegrete – RS, Bagé
– RS, Cachoeira do Sul – RS, Canguçu – RS, Herval – RS, Pareci Novo – RS, Pelotas –
RS, Picada Café –  RS, Piratini –  RS, Santa Maria – RS, Santa Vitória do Palmar – RS,
Santana do Livramento – RS, Santo Antônio da Patrulha – RS, São Borja – RS, São João
do Polêsine – RS e São Lourenço do Sul – RS.
1.6 - O candidato realizará a prova e concorrerá apenas a uma vaga, no curso e polo que
escolher no ato da inscrição.
1.7 - O resultado deste Processo Seletivo será válido para o preenchimento das vagas
oferecidas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2012.
2 - DOS CANDIDATOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
2.1 - O candidato com necessidades especiais que precise de equipamentos, de atendimento
diferenciado e/ou tempo adicional para realização da prova deverá formalizar solicitação junto à
Coordenação do Processo Seletivo do polo para o qual fez sua inscrição até o fim do período
de inscrição.
2.2 - Conforme o disposto no artigo 27 do Decreto nº. 3298/99, serão providenciadas
adaptações de prova, condições adequadas e apoio necessários para a realização do
Processo Seletivo, conforme a necessidade especial  apresentada, levando-se em
consideração critérios de viabilidade e razoabilidade.
2.3 - O candidato com necessidades especiais que solicitar tempo adicional para realizar a
prova deverá apresentar atestado médico com a declaração de que a deficiência da qual é
portador requer concessão de tempo extra. O tempo de ampliação, em nenhuma hipótese, será
superior a uma hora.
2.4 - Solicitação de atendimento devido a situações emergenciais de saúde deverá ser feita à
Coordenação do Processo Seletivo do polo para o qual fez sua inscrição, com antecedência
mínima de 48h.
2.5 - A solicitação, acompanhada de atestado médico, será apreciada por médico do Instituto
Federal Sul-rio-grandense, que poderá deferi-la ou não.
2.6 - Caso não sejam respeitados os prazos estabelecidos nos itens 2.1 e 2.4 deste Edital, a
COPPS não se responsabilizará em propiciar condições especiais para realização das provas.  3 - DAS INSCRIÇÕES
3.1 - As inscrições serão efetuadas exclusivamente nas formas descritas neste Edital.
3.2 - As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no  site
http://www.ifsul.edu.br/processoseletivo, da 00 hora do dia 24 de fevereiro de 2012 até as
23h59min do dia 15 de março de 2012.
3.3 - O preenchimento do formulário eletrônico de inscrição e as informações prestadas serão
de inteira responsabilidade do candidato. Após a confirmação da inscrição, caracterizar-se-ão,
como aceitos, as normas e procedimentos publicados, na imprensa e/ou na internet, por meio
de editais/anexos ou notas públicas, não cabendo ao candidato alegar desconhecimento
dessas informações.
3.4 - Ao preencher o formulário de inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, assinalar o
nome do curso pretendido, com o respectivo polo de funcionamento, de acordo com o Anexo 1
deste Edital.
3.5 - O candidato que deixar de assinalar todos os campos obrigatórios no formulário não terá
sua inscrição realizada.
3.6 - Em caso de duas ou mais inscrições de um mesmo candidato, será considerada a
inscrição com data mais recente. As demais serão canceladas automaticamente.
3.7 - O candidato inscrito por outrem assume total  responsabilidade pelas informações
prestadas, arcando com as consequências de eventuais erros que seu representante venha a
cometer ao preencher o formulário de inscrição.
3.8 - Em caso de falsidade das informações declaradas, o candidato terá sua inscrição no
Processo Seletivo ou sua matrícula cancelada a qualquer tempo, além de outras implicações
legais.
3.9 - O documento de identidade indicado no ato da  inscrição deverá estar no prazo de
validade e apresentar as seguintes características:
        a) possuir fotografia que permita identificar o portador;
b) possuir bom estado de conservação, sem rasuras ou adulterações.
3.9.1 - São considerados, para fins de identificação, os seguintes documentos:
a) Carteira ou Cédula de Identidade expedida por Secretaria de Segurança
Pública e pela Secretaria da Justiça e da Segurança dos Estados, pelas
Forças Armadas ou pelas Polícias Militares;  b) Carteira Nacional de Habilitação (expedida a partir da Lei n°. 9.503 de
01/07/1997);
c) Passaporte;
d) Carteira expedida por Ordens ou Conselhos criados por lei federal e
controladores do exercício profissional, desde que  contenha fotografia e
número do documento de identificação que lhe deu origem;
e) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) expedida pelo Ministério
do Trabalho e Emprego, desde que contenha fotografia e número de
identificação que lhe deu origem.
3.9.2 - Não serão aceitos documentos onde se lê “não-alfabetizado”.
3.10 - A taxa de inscrição será de R$ 20,00 (vinte reais) e deverá ser paga até o dia 16 de
março de 2012, nas agências lotéricas credenciadas  pela Caixa Econômica Federal até o
horário de fechamento dessas agências lotéricas.
 3.10.1 - O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em
hipótese alguma.
3.10.2 - Não será permitida a transferência do valor pago como  taxa de inscrição para
outra pessoa, assim como a transferência da inscrição.
3.11 - O candidato terá sua inscrição confirmada somente após a comprovação do respectivo
pagamento.
3.12 - O candidato deverá conferir, após o segundo dia útil, a contar da data do pagamento, a
confirmação da sua inscrição pelo  site http://www.ifsul.edu.br/processoseletivo. Caso não
esteja na lista dos inscritos, deverá contatar a Coordenação do Processo Seletivo do polo para o
qual fez sua inscrição, até o dia 20 de março de 2012, munido do comprovante de pagamento da
taxa de inscrição.
3.13 - As informações referentes à data, aos horários e aos locais de prova estarão disponíveis
no  site http://www.ifsul.edu.br/processoseletivo. Não serão fornecidas informações por
telefone.
3.14 - A COPPS não se responsabilizará por solicitações de inscrição não recebidas por
motivos de ordem técnica nos computadores, de falhas na comunicação, de congestionamento
nas linhas de comunicação, bem como por força de outros fatores que impossibilitem a
transferência de dados.
3.15 - O candidato somente será considerado inscrito no Processo Seletivo após ter cumprido
todas as instruções pertinentes descritas no item 3 e seus subitens. 4- DA ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO
4.1 - O candidato cuja família se beneficia por algum programa social do Governo Federal ou
carente poderá ser isento do pagamento da taxa de inscrição, devendo preencher a ficha de
inscrição no  site http://www.ifsul.edu.br/processoseletivo, imprimir a inscrição, conforme
item 3.10 deste Edital, e preencher o formulário de isenção – Anexo 2 – e entregá-los no
período de 01 de março de 2012 a 09 de março de 2012, no polo da cidade para o qual fez sua
inscrição.
4.2 - A listagem com os resultados do processo de isenção será disponibilizada no  site
http://www.ifsul.edu.br/processoseletivo no dia 13 de março de 2012.
4.3 - Aqueles cujo processo de isenção foi deferido estarão automaticamente inscritos.
4.4 - Aqueles cujo processo de isenção foi indeferido, se desejarem participar do processo
seletivo, deverão imprimir o boleto no  site http://www.ifsul.edu.br/processoseletivo,
conforme item 3.10 deste Edital, e quitá-lo nas agências lotéricas da Caixa Econômica Federal
até a data de vencimento.
5 - DA PROVA
5.1 - Os conteúdos programáticos das disciplinas que fazem parte da prova de seleção para o
curso de opção do candidato estarão à disposição no Anexo 3 deste Edital.
5.2 - Para realizar a prova, o candidato terá de apresentar um dos documentos de identidade
(original) do item 3.9.1 deste Edital.
5.3 - A prova será aplicada no dia 01 de abril de 2012, com início às 14 horas, e terá a duração
de 3 horas. Será constituída de 15 (quinze) questões de Língua Portuguesa, 15(quinze) de
Matemática e 10(dez) de Informática, totalizando 40 (quarenta) questões.
5.4 - É de responsabilidade do candidato conhecer, com antecedência, o local em que deverá
realizar a prova. A localização do prédio e da sala será feita pelo número de inscrição, a ser
conferido em listagem publicada no  site http://www.ifsul.edu.br/processoseletivo e
disponível a partir do dia 27 de março de 2012.
5.5 - O candidato deverá comparecer ao local de realização da prova com antecedência de
meia hora, munido de documento de identidade e caneta esferográfica azul ou preta, lápis e
borracha. Não será permitido o uso de calculadora.
5.6 - Os portões serão fechados às 13h55min.
5.7 - Não será permitido acesso, ao local da prova, ao candidato que comparecer após as
13h55min. 5.8 - O tempo de duração da prova destina-se à resolução das questões e ao preenchimento
do cartão de respostas.
5.9 - Será de inteira responsabilidade do candidato a transcrição das respostas do caderno de
questões para o cartão de respostas, que deverá ser realizada exclusivamente com caneta
esferográfica azul ou preta.
5.10 - O gabarito oficial será divulgado 30 minutos após o término da prova, nos locais de
realização da prova e no site http://www.ifsul.edu.br/processoseletivo.
5.11 - Eventuais recursos quanto às questões da prova poderão ser formalizados pelo
candidato após a divulgação do gabarito, mediante abertura de processo no Protocolo dos
polos de aplicação das provas, até as 17h30min do dia 03 de abril de 2012.
5.12 - Não será concedida revisão nem vista de prova e/ou de gabaritos de candidatos.
5.13 - Em caso de anulação de questão(ões) pela COPPS, será(ão) atribuído(s) acerto(s) à(s)
referida(s) questão(ões) a todos os candidatos que realizaram a prova.
6 - DAS NORMAS
6.1 - Durante a realização da prova, não serão permitidas consultas de qualquer natureza, bem
como o uso e porte de telefone celular, pagers, fones de ouvido ou quaisquer outros aparelhos
eletrônicos e/ou similares. O candidato que necessitar de aparelho auditivo deverá formalizar
solicitação específica, conforme item 2.1 deste Edital. Os aparelhos celulares de candidatos
somente poderão ser ligados fora das dependências do local de prova.
6.2 - Será excluído do Processo Seletivo o candidato que:
a) infringir normas de conduta e urbanidade;
b) não comparecer à prova;
c) for flagrado durante a realização da prova comunicando-se com outro candidato,
consultando material não permitido ou portando, mesmo que desligados,
equipamentos citados no item 6.1;
d) utilizar recursos ilícitos ou fraudulentos na realização do Processo Seletivo.
6.3 - O candidato, ao término da prova, entregará ao fiscal da sala o cartão de respostas e o
caderno de questões.
6.4 - O candidato somente poderá retirar-se do recinto de realização da prova depois de
transcorrida uma hora do início, sendo vedado o seu retorno. O candidato que desejar levar
seu caderno de prova deverá retirar-se da sala somente após as 16 horas. 6.5 - Os dois últimos candidatos deverão retirar-se da sala de realização da prova ao mesmo
tempo.
6.6 - O candidato somente poderá ausentar-se da sala durante a prova em casos especiais,
momentaneamente, e na companhia de um fiscal do Processo Seletivo.
6.7 - Serão computadas como erradas as questões que contiverem rasuras ou mais de uma
opção assinalada.
6.8 - O cartão de respostas que contiver rasura que impossibilite a leitura óptica será
invalidado, e as respectivas questões computadas como erradas.
           Parágrafo único - Em hipótese alguma será fornecido cartão adicional.
6.9 - Não será permitido o acesso de acompanhantes  ou pessoas estranhas ao Processo
Seletivo às dependências dos locais de aplicação da prova.
6.10 - O Instituto Federal Sul-rio-grandense não se responsabiliza por qualquer objeto trazido
pelo candidato.
6.11 - Durante a realização da prova, o candidato somente poderá manter consigo, em lugar
visível, os seguintes objetos: caneta esferográfica azul ou preta, lápis, borracha, documento de
identidade e uma garrafa transparente com água ou refrigerante. Os demais objetos deverão
ser deixados em local indicado pelo fiscal, desligados, quando for o caso, ficando sob a
responsabilidade do candidato.
6.12 - Não será permitido, durante a realização da prova, o uso de calculadora, de óculos de
sol, bonés, chapéus e assemelhados.
6.13 - Não será aplicada prova fora dos locais estabelecidos para a realização do Processo
Seletivo, salvo exceções previstas no item 2 deste Edital.
7 - DA PONTUAÇÃO FINAL DO CANDIDATO
7.1 - A pontuação final dos candidatos será obtida pelo somatório do número de acertos de
cada uma das disciplinas que compõem a prova.
8 - DA OCUPAÇÃO DAS VAGAS
8.1 - As vagas de cada curso serão ocupadas pelos candidatos em ordem decrescente de sua
nota final.
8.2 - O candidato aprovado que não realizar matrícula no prazo estabelecido perderá a vaga. As
vagas remanescentes serão preenchidas pelo chamamento de outros candidatos classificados
no respectivo concurso, obedecendo à ordem de classificação. 8.3 - É responsabilidade do candidato manter-se informado sobre as possíveis chamadas extras
de classificação.
9 - DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
9.1 - Para fins de desempate na classificação, prevalecerão sucessivamente os seguintes
critérios:
a) Maior número de pontos na disciplina de Língua Portuguesa, Matemática e
Informática, nessa ordem;
b) Idade superior.
10 - DA PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS
10.1 - A divulgação dos resultados do Processo Seletivo será feita mediante lista dos
aprovados afixada na portaria dos polos em que as provas foram aplicadas e no  site
http://www.ifsul.edu.br/processoseletivo, até o dia 13 de abril de 2012.
10.1.1 - Juntamente com as listas dos aprovados, serão divulgados os dias,
horários e locais de matrícula.
10.2 - Se houver necessidade de outras chamadas para preenchimento de vagas
remanescentes, elas serão divulgadas conforme descrito no item 10.1 deste Edital.
10.3 - Em hipótese alguma o resultado será informado por telefone.
11 - DA MATRÍCULA
11.1 - As matrículas serão realizadas nos polos em que as provas foram aplicadas nos dias e
horários divulgados juntamente com a lista dos aprovados.
11.2 - No ato da matrícula, o candidato deverá entregar, obrigatoriamente:
a) 02 (duas) fotografias 3x4 (três por quatro) recentes;
b) cópia da certidão de nascimento ou casamento;
c) cópia da carteira de identidade;
d) cópia do CPF;
e) cópia de comprovante de residência;
f) cópia do histórico escolar do ensino médio, acompanhada do original.
11.3 - Candidatos estrangeiros deverão, além de atender às exigências do item 11.2 e seus
subitens, entregar:
a) cópia da carteira de identidade para estrangeiro permanente; b) declaração, oficialmente traduzida, de equivalência de estudos feitos no exterior.
11.4 - Todos os documentos deverão estar perfeitamente legíveis e isentos de rasuras.
11.5 - O candidato que não efetuar a matrícula no período fixado para tal ou não apresentar a
documentação exigida perderá a vaga e será eliminado do Processo Seletivo
11.6 - Os candidatos aprovados poderão obter informações sobre matrícula através dos
telefones (53) 32776700 e (53) 32776788 - ramal 26.
12 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
12.1 - As disposições contidas nos cadernos de questões constituem normas que passam a
integrar o presente Edital.
12.2 - Incorporar-se-ão a este Edital, para todos os efeitos, quaisquer editais complementares
e/ou avisos oficiais que vierem a ser publicados no site
http://www.ifsul.edu.br/processoseletivo.
12.3 - A inscrição do candidato ao Processo Seletivo implicará a plena aceitação das normas
estabelecidas no presente Edital, da legislação específica e das normas regimentais do
Instituto Federal Sul-rio-grandense.
12.4 - Os resultados do Processo Seletivo são válidos exclusivamente para o primeiro semestre
letivo de 2012, não sendo, portanto, necessária a guarda da documentação dos candidatos por
prazo superior ao término do referido período letivo.
12.5 - Informações sobre o Processo Seletivo serão  disponibilizadas para divulgação na
imprensa.
12.6 - Os casos omissos serão resolvidos pela COPPS.
         Pelotas , 14 de fevereiro de 2012.
RENATO BACCI GIUSTI
Chefe do Departamento de Seleção  ANEXO 1
     DOS POLOS, CURSOS E VAGAS
Polo
Projeção de oferta para
ingresso em 2012
Cursos
50 Administração
Agudo  50 Agroindústria
50 Contabilidade
50 Administração
Alegrete  50 Biocombustíveis
50 Contabilidade
50 Administração
50 Biocombustíveis
50 Agroindústria
Bagé
50 Contabilidade
50 Administração
50 Biocombustíveis
50 Agroindústria
Cachoeira do Sul
50 Contabilidade
50 Administração
50 Biocombustíveis
50 Agroindústria
Canguçu
50 Contabilidade
Herval  50 Agroindústria
50 Administração
Pareci Novo  50 Agroindústria
50 Contabilidade
50 Administração
Pelotas  50 Biocombustíveis
50 Contabilidade
50 Administração
Picada Café
50 Agroindústria
50 Biocombustíveis
Piratini
50 Agroindústria
Santa Maria  50 Administração
50 Administração
Santa Vitória do Palmar  50 Biocombustíveis
50 Agroindústria

Fotos:Daine Madruga
Fonte:Valderes lima pinto
Postado:Paulinho da Mídia 
 n Telefone do Polo Universitário de Herval:(53)32671399
Na Net:Blog Polo Universitário de Herval:RS

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