sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O BLOG JAVALI DO HERVAL, PARABENIZA A RBS, PELOS SEUS 50 ANOS.

RBS, 50 anos, mas com uma marca bem novinha

A esfera semelhante à da Rede Globo fica apenas para a TV. A RBS entrou no mês do seu cinqüentenário apresentando uma nova marca. Numa videoconferência interna, o diretor-presidente, Nelson Sirotsky, explicou: “Esta marca foi criada para ser a expressão do que aspiramos em todos os momentos do nosso trabalho: atuação multimídia, isenção e independência, valorização das pessoas, foco local e permanente inovação”. 
A paulista Future Brand desenvolveu a marca, sob a coordenação do departamento de marketign da RBS. O resultado é uma mudança larga na seqüência histórica que se iniciou com uma elipse de três linhas, seguiu para uma esfera preta com as três letras brancas, a terceira retomou a idéia da primeira marca e, por fim, Hans Donner recriou a marca a cores, dando idéia de tridimensionalidade. Justamente por isso, a marca ficou agora como exclusividade da TV.

A nova identidade vai ser usada por todos os veículos. Composta pela expressão Grupo RBS em azul e cor de laranja, com uma linha curva na RBS, que, de acordo com a empresa, “traduz o movimento constante do Grupo em direção ao novo. As cores quentes foram resgatadas das últimas versões da marca”. 
A RBS anuncia que a marca deve transmitir os valores de cinco pilares da empresa: atuação multimídia, isenção e independência, valorização das pessoas, foco local e permanente inovação. 
A Agência Matriz, de Porto Alegre, é a encarregada da campanha de divulgação da marca. A criação foi de Roberto Philomena, Telmo Ramos (direção), Jorge Appio e Mathias Almeida. 

Agosto de 1957
Em agosto de 1957, Maurício Sirotsky Sobrinho era um dos sócios, junto com o irmão Jayme da Mercur Publicidade, e recebeu o convite de Arnaldo Ballvé para associar-se à Rádio Gaúcha. Ele aceitou, vendeu sua parte da Mercur Publicidade e passou a ter 20% das ações da emissora. Maurício já tinha experiência de rádio em Passo Fundo, onde tinha feito uma rádio-poste no início da adolescência, e antes dos 20 anos trabalhava na Rádio Passo Fundo. 
Embora ainda não se chamasse Rede Brasil Sul de Comunicações, esta é considerada oficialmente a data de início da empresa. Em 1962, Jayme Sirotsky entrou na sociedade, quando começava o processo de criação da TV Gaúcha. 
“Aí começou o projeto”, recordou Jayme para a Press Advertising. O projeto quase ruiu em 1964, quando foi vendida para o grupo Excelsior de São Paulo, contra o voto dos Sirotsky. Os dois irmãos permaneceram como executivos da Excelsior até 1967, quando, por dificuldades financeiras da Excelsior, eles conseguiram comprar a Rádio e TV Gaúcha de volta. No mesmo ano, compraram metade da Zero Hora e o restante em 1970. Mas a situação do jornal era tão ruim que eles tentaram vender. Primeiro, para a editora Abril, que se interessou desde que a televisão estivesse no negócio. Depois, para a Caldas Júnior, que não se interessou.
Mas o fim da Excelsior possibilitou acordos operacionais com a Rede Globo, que iniciou seu vertiginoso crescimento no final dos anos 1960. Ao mesmo tempo, a RBS, como o grupo começou a se nominar na mesma época, investiu no jornal e na Rádio Gaúcha. O resto já se sabe.
Ao comemorar 50 anos, a RBS tem 5.700 funcionários, que chama de colaboradores, 1.012 deles jornalistas, 18 TVs abertas (as RBS TV), duas TVs fechadas (as TV COM), 26 rádios, oito jornais diários, dois portais na Internet, uma editora, uma gravadora (Orbeat Music), uma empresa de logística, uma empresa de marketing e uma fundação. 
Por:Paulinho da Mídia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Javali Hervalino completa 20 anos.

 Em junho de 2022 o personagem das charges do jornal O Herval, javali Hervalino completou 20 anos de existência,  Paulinho é colaborador há ...