segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Pec do Trabalho escravo


Por Repórter Brasil, a pedido da Conatrae
O Congresso Nacional tem a oportunidade de promover a Segunda Abolição da Escravidão no Brasil. Para isso, é necessário confiscar a propriedade dos que utilizam trabalho escravo. A expropriação de imóveis onde for flagrada mão-de-obra escrava é medida justa e necessária e um dos principais meios para eliminar a impunidade.

A Constituição do Brasil afirma que toda propriedade rural ou urbana deve cumprir função social. Portanto, não pode ser utilizada como instrumento de opressão ou submissão de qualquer pessoa. Porém, o que se vê pelo país, são casos de fazendeiros que reduzem trabalhadores à condição de escravos no campo ou de empresários que se beneficiam dessa aviltante forma de exploração em oficinas de costura e canteiros de obras nas cidades.

Trabalho escravo é crime previsto no artigo 149 do Código Penal. De acordo com dados oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego, desde 1995, mais de 42 mil pessoas foram libertadas dessas condições pelo Estado brasileiro.

Privação de liberdade para se desligar do patrão ou preposto ou usurpação da dignidade caracterizam a escravidão contemporânea. O escravagista é aquele que rouba a dignidade ou a liberdade de pessoas. Escravidão é grave violação dos direitos humanos e deve ser tratada como tal. Se alguém utiliza escravos como instrumento de competitividade, visando à obtenção de lucro fácil através de uma vil concorrência desleal, deve perder a propriedade em que isso aconteceu, sem direito à indenização.

A aprovação imediata da Proposta de Emenda Constitucional 57A/1999, que prevê o confisco de propriedades onde trabalho escravo for encontrado e as destina à reforma agrária ou ao uso social urbano, é fundamental para combater esse crime. A proposta passou pelo Senado Federal, em 2003, e foi aprovada na Câmara dos Deputados em 2012, voltando ao Senado por conta de uma modificação.

É hora de abolir de vez essa vergonha. Neste ano em que a Lei Áurea faz 124 anos, os senhores e senhoras congressistas podem tornar-se parte da história, sendo lembrados pelas futuras gerações, pois tiveram a coragem de garantir dignidade ao trabalhador brasileiro.
http://www.trabalhoescravo.org.br/conteudo/por-que-aprovar-pec-438

Perguntas e respostas sobre trabalho escravo

1) Em poucas palavras, o que é trabalho escravo?
É quando o trabalhador não consegue se desligar do patrão por fraude ou violência, quando é forçado a trabalhar contra sua vontade, quando é sujeito a condições desumanas de trabalho ou é obrigado a trabalhar tanto e por tantas horas que seu corpo não aguenta.
2) O conceito de trabalho escravo é frágil?
Não, não é. O artigo 149 do Código Penal, que prevê de dois a oito anos de cadeia para quem se utilizar dessa prática, é de 1940 e foi reformado em 2003 para ficar mais claro. Ele prevê o crime em quatro situações: cerceamento de liberdade de se desligar do serviço, servidão por dívida, condições degradantes de trabalho e jornada exaustiva.
3) Quem concorda que o conceito atual é bom?
Tribunais já utilizam, sem problemas, o conceito de trabalho escravo. A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal tem aceitado processos por esse crime com base no artigo 149. A Organização Internacional do Trabalho reconhece o conceito brasileiro. A relatora para formas contemporâneas de escravidão das Nações Unidas, Gulnara Shahinian, elogia o conceito brasileiro (ao contrário do que querem fazer crer algumas declarações de parlamentares que distorceram suas palavras). O governo federal, as empresas do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (que reúne as maiores empresas do país) e organizações sociais brasileiras defendem a manutenção do atual conceito de trabalho escravo
http://www.trabalhoescravo.org.br/conteudo/tres-mentiras-sobre-o-trabalho-escravo

SD, PMDB, DEM e PP são os partidos com mais opositores à PEC

Levantamento da Repórter Brasil aponta que 23 dos 29 que se opuseram à PEC do Trabalho Escravo pertencem a quatro partidos. Todos eles desrespeitaram a orientação das suas bancadas
Por Daniel Santini
Brasília - Quatro partidos concentram 23 dos 29 deputados federais que votaram contra a Proposta de Emenda Constitucional 438/2001, a PEC do Trabalho Escravo, na última quarta-feira, 22. Contrariando a orientação de seus líderes, que defenderam publicamente a aprovação, oito integrantes do PSD, sete do PMDB, quatro do DEM e quatro do PP se declararam publicamente contra a medida que determina o confisco de propriedades em que for flagrado trabalho escravo e seu encaminhamento para reforma agrária ou uso social. Após praticamente oito anos parada, a proposta obteve nesta semana 360 votos, bem mais dos que os 308 necessários para sua aprovação.
As informações são parte de um levantamento feito pela ONG Repórter Brasil. A proposta agora será apreciada no Senado Federal, onde deve ser discutida também sua regulamentação. O governo se comprometeu a criar uma comissão mista formada por cinco senadores e cinco deputados para discutir o trâmite necessário para a expropriação e confisco. Os parlamentares que têm se oposto ao combate à escravidão insistem que é necessária a revisão do Artigo 149 do Código Penal, que define e detalhe este crime. Confira abaixo os que se declararam abertamente contrários à PEC e, no final deste texto, a relação completa dos parlamentares, incluindo os que estavam presentes, mas se abstiveram de votar e os que não compareceram ao plenário. 
Do Nosso Estado o Senhor Deputado Heinze votou a favor do trabalho escravo
http://www.trabalhoescravo.org.br/noticia/64

Confira quem votou a favor, contra, as abstenções e quem não votou a PEC 438

Depois de quase oito anos parada à espera de votação, congressistas aprovaram a Proposta de Emenda Constitucional 438/2001. Confira quem votou a favor, contra, quem se absteve e quem esteve ausente no momento da apreciação da matéria
Por Repórter Brasil
A Câmara dos Deputados aprovou em 2° turno, na noite desta terça-feira (22), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 438/2001, que prevê o confisco de propriedade onde for flagrado trabalho escravo. A matéria estava estacionada, esperando para ser novamente colocada na pauta de votações do Plenário da Casa, desde agosto de 2004, quando foi apreciada pela primera vez.

Como se trata de uma emenda constitucional, a proposta precisa da aprovação de três quintos do total de 513 deputadas e deputados federais. Ao final, 360 votaram a favor da aprovação da PEC, que segue de volta ao Senado, visto que foi modificada na Câmara, ainda no 1° turno. Um total de 29 foram contra e 25 optaram pela abstenção. Houve uma obstrução e 98 parlamentares não votaram.

Todos os líderes de partido, assim como os dirigentes da bancada do governo e da minoria, encaminharam pela aprovação da emenda.

Repórter Brasil acompanhou o processo e divulga o posicionamento de cada representante,

Resultado da votação
Sim:360
Não:29
Abstenções:25
Obstrução:1
Total da Votação:415
Ausentes98
Total de deputadas e deputados513

ParlamentarUFVoto
DEM
Abelardo LupionPRNão
Alexandre LeiteSPSim
Antonio Carlos Magalhães NetoBASim
Augusto CoutinhoPESim
Claudio CajadoBAAusente
Davi AlcolumbreAPAusente
Efraim FilhoPBSim
Eli Correa FilhoSPSim
Fábio SoutoBASim
Felipe MaiaRNSim
Jairo AtaideMGAbstenção
João BittarMGSim
Jorge Tadeu MudalenSPSim
Júlio CamposMTAusente
Lael VarellaMGAusente
Lira MaiaPANão
Luiz Carlos SetimPRNão
MandettaMSSim
Mendonça FilhoPESim
Mendonça PradoSESim
Onyx LorenzoniRSAusente
Pauderney AvelinoAMSim
Paulo Cesar QuartieroRRNão
Professora Dorinha Seabra RezendeTOSim
Rodrigo MaiaRJAusente
Ronaldo CaiadoGONão
Vitor PenidoMGAusente
Total DEM: 27   

PCdoB
Alice PortugalBASim
Assis MeloRSSim
Chico LopesCESim
Daniel AlmeidaBASim
Delegado ProtógenesSPSim
Evandro MilhomenAPSim
Jandira FeghaliRJSim
Jô MoraesMGSim
João AnaniasCESim
Luciana SantosPESim
Manuela D`ávilaRSSim
Osmar JúniorPISim
Perpétua AlmeidaACSim
Total PCdoB: 13   

PDT
André FigueiredoCESim
Ângelo AgnolinTOSim
Damião FelicianoPBSim
Dr. Jorge SilvaESSim
Enio BacciRSAusente
Felix Mendonça JúniorBASim
Flávia MoraisGOSim
Giovani CheriniRSSim
Giovanni QueirozPANão
João DadoSPSim
ManatoESSim
Marcelo MatosRJSim
Marcos MedradoBASim
Marcos RogérioROObstrução
Miro TeixeiraRJSim
Oziel OliveiraBASim
Paulo Pereira da SilvaSPSim
Paulo Rubem SantiagoPESim
ReguffeDFSim
Salvador ZimbaldiSPSim
Sebastião Bala RochaAPSim
Sueli VidigalESSim
Vieira da CunhaRSSim
Weverton RochaMASim
Wolney QueirozPESim
Zé SilvaMGSim
Total PDT: 26   

PHS
José HumbertoMGNão
Total PHS: 1   

PMDB
AdrianRJSim
Alberto FilhoMAAusente
Alceu MoreiraRSNão
Alexandre SantosRJAusente
André ZacharowPRNão
Aníbal GomesCEAusente
Antônio AndradeMGNão
Arthur Oliveira MaiaBASim
Asdrubal BentesPAAbstenção
Benjamin MaranhãoPBSim
Carlos BezerraMTAbstenção
Celso MaldanerSCSim
Danilo ForteCESim
Darcísio PerondiRSSim
Edinho AraújoSPSim
Edinho BezSCSim
Edio LopesRRNão
Edson EzequielRJSim
Eduardo CunhaRJAbstenção
Elcione BarbalhoPASim
Eliseu PadilhaRSSim
Fabio TradMSSim
Fátima PelaesAPAusente
Fernando JordãoRJSim
Flaviano MeloACAusente
Francisco EscórcioMASim
Gabriel ChalitaSPSim
Genecias NoronhaCEAbstenção
Gera ArrudaCESim
Geraldo ResendeMSSim
GirotoMSSim
Henrique Eduardo AlvesRNSim
Hermes ParcianelloPRSim
Hugo MottaPBAusente
Íris de AraújoGOSim
João ArrudaPRSim
João MagalhãesMGAbstenção
Joaquim BeltrãoALAbstenção
José PriantePAAusente
Júnior CoimbraTONão
Leandro VilelaGOAusente
Lelo CoimbraESSim
Leonardo PiccianiRJSim
Leonardo QuintãoMGSim
Lucio Vieira LimaBAAusente
Luiz PitimanDFSim
Manoel JuniorPBSim
Marçal FilhoMSSim
Marcelo CastroPISim
Marinha RauppRONão
Mario FeitozaCESim
Marllos SampaioPISim
Mauro BenevidesCESim
Mauro LopesMGAusente
Mauro MarianiSCAusente
Natan DonadonROAusente
Nelson NornierRJSim
Newton CardosoMGAusente
Nilda GondimPBSim
Odílio BalbinottiPRSim
Osmar SerraglioPRSim
Osmar TerraRSSim
Paulo PiauMGSim
Pedro ChavesGOSim
Pedro NovaisMAAusente
Professor SetimoMASim
Raul HenryPESim
Renan FilhoALSim
Rogério Peninha MendonçaSCSim
Ronaldo BenedetSCSim
Rose de FreitasESSim
Sandro MabelGOAusente
Saraiva FelipeMGSim
Teresa SuritaRRSim
Valdir ColattoSCNão
Washington ReisRJAbstenção
Wilson FilhoPBAbstenção
Wladimir CostaPAAusente
Total PMDB: 78   

PMN
Dr. Carlos AlbertoRJSim
Jaqueline RorizDFSim
Total PMN: 2   

PP
Afonso HammRSAusente
Aline CorrêaSPSim
Arthur LiraALAusente
Beto MansurSPNão
Carlos MagnoRONão
Cida BorghettiPRSim
Dilceu SperaficoPRAusente
Dimas FabianoMGSim
Eduardo da FontePESim
Esperidião AminSCSim
Gladson CameliACAusente
Iracema PortellaPISim
Jair BolsonaroRJAusente
Jeronimo GoergenRSAusente
João LeãoBAAusente
João PizzolattiSCSim
José LinharesCESim
José Otávio GermanoRSAusente
Lázaro BotelhoTOAbstenção
Luis Carlos HeinzeRSNão
Luiz ArgôloBAAusente
Luiz Fernando FariaMGAusente
Márcio Reinaldo MoreiraMGSim
Mário NegromonteBASim
Missionário José OlimpioSPAusente
Nelson MeurerPRNão
Paulo MalufSPAusente
Pedro HenryMTAusente
Rebecca GarciaAMAusente
Renato MollingRSSim
Renzo BrazMGAusente
Roberto BrittoBASim
Roberto BalestraGOAusente
Roberto TeixeiraPEAusente
Sandes JúniorGOSim
Simão SessimRJSim
Toninho PinheiroMGAusente
Vilson CovattiRSAusente
Waldir MaranhãoMASim
Total PP: 39   

PPS
Almeida LimaSESim
Arnaldo JardimSPSim
Arnaldo JordyPASim
Augusto CarvalhoDFSim
Carmen ZanottoSCSim
Dimas RamalhoSPSim
Roberto FreireSPSim
Rubens BuenoPRSim
Sandro AlexPRSim
Stepan NercessianRJSim
Total PPS: 10   

PR
Aelton FreitasMGAbstenção
Anderson FerreiraPESim
Anthony GarotinhoRJSim
Aracely de PaulaMGAusente
Bernardo Santana de VasconcellosMGNão
Davi Alves Silva JúniorMASim
Dr. Adilson SoaresRJAusente
Francisco FlorianoRJAusente
GiacoboPRAusente
Gorete PereiraCEAusente
Henrique OliveiraPESim
Inocêncio OliveiraPESim
IzalciDFSim
Jaime MartinsMGAusente
João Carlos BacelarBAAbstenção
João MaiaRNAusente
José RochaBASim
Laercio OliveiraPASim
Lincoln PortelaMGSim
Luciano CastroPRSim
Lúcio ValePASim
Maurício Quintella LessaALSim
Maurício TrindadeBAAusente
Milton MontiSPSim
Neilton MulimRJSim
Paulo FeijóRJSim
Paulo FreireSPSim
Ronaldo FonsecaDFSim
TiriricaSPSim
Valdemar Costa NetoSPSim
Vicente ArrudaCEAusente
Vinicius GurgelAPAusente
Wellington FagundesMTAbstenção
Wellington RobertoPBAusente
Zé VieiraMAAusente
ZoinhoRJSim
Total PR: 36   

PRB
Acelino PopóBASim
Antonio BulhõesSPAusente
Cleber VerdeMASim
George HiltonMGSim
Heleno SilvaSESim
Jhonatan de JesusRRSim
Márcio MarinhoBAAusente
Otoniel LimaSPSim
VilalbaPESim
Vitor PauloRJSim
Total PRB: 10   

PRP
Jânio NatalBASim
Total PRP: 1   

PRTB
AureoRJSim
Total PRTB: 1   

PSB
Abelardo CamarinhaSPSim
Alexandre RosoRSSim
Antonio BalhmannCESim
Ariosto HolandaCESim
AudifaxESSim
Domingos NetoCESim
Dr. UbialiSPSim
Fernando Coelho FilhoPESim
Givaldo CarimbãoALAusente
Glauber BragaRJSim
Gonzaga PatriotaPESim
Janete CapiberibeAPSim
Jonas DonizetteSPAusente
José StédileRSSim
Júlio DelgadoMGAusente
Keiko OtaSPSim
Laurez MoreiraTOSim
Leopoldo MeyerPRSim
Luiz NoéRSSim
Luiza ErundinaSPSim
Mauro NazifROSim
Pastor EuricoPESim
Paulo FolettoESSim
Ribamar AlvesMASim
RomárioRJSim
Sandra RosadoRNSim
Severino NinhoPESim
Valadares FilhoSESim
SValtenir PereiraMTSim
Total PSB: 29   

PSC
Andre MouraSESim
Antônia LúciaACAusente
Carlos Eduardo CadocaPESim
Costa FerreiraMASim
DeleyRJSim
Edmar ArrudaPRSim
Erivelton SantanaBASim
Filipe PereiraRJSim
Hugo LealRJSim
LaurieteESSim
Leonardo GadelhaPBSim
Nelson PadovaniPRNão
Pastor Marco FelicianoSPAusente
Ratinho JuniorPRSim
Stefano AguiarMGSim
TakayamaPRAusente
Zequinha MarinhoPAAbstenção
Total PSC: 17  

PSD
Ademir CamiloMGSim
Armando VergílioGOAusente
Arolde de OliveiraRJSim
Átila LinsAMAusente
Carlos SouzaAMSim
César HalumTOSim
Danrlei De Deus HinterholzRSSim
Diego AndradeMGAbstenção
Dr. Paulo CésarRJSim
Edson PimentaBASim
Eduardo SciarraPRNão
Eleuses PaivaSPAusente
Eliene LimaMTAbstenção
Fábio FariaRNSim
Felipe BornierRJSim
Fernando TorresBASim
Francisco AraújoRRNão
Geraldo ThadeuMGSim
Guilherme CamposSPNão
Guilherme MussiSPSim
Hélio SantosMAAbstenção
Heuler CruvinelGOAusente
Homero PereiraMTNão
Hugo NapoleãoPISim
Irajá AbreuTONão
Jefferson CamposSPSim
João LyraALAusente
Jorge BoeiraSCSim
José Carlos AraújoBAAusente
José NunesBANão
Júlio CesarPIAbstenção
Junji AbeSPAbstenção
Liliam SáRJSim
Manoel SalvianoCEAusente
Marcelo AguiarSPSim
Marcos MontesMGNão
Moreira MendesROAusente
Nice LobãoMAAusente
Onofre Santo AgostiniSCAbstenção
Paulo MagalhãesBAAusente
Raul LimaRRNão
Reinhold StephanesPRSim
Ricardo IzarSPAbstenção
Roberto SantiagoSPSim
Sérgio BritoBASim
Silas CâmaraAMSim
Walter TostaMGSim
Total PSD: 47   

PSDB
Alberto MourãoSPSim
Alfredo KaeferPRAusente
Andreia ZitoRJSim
Antonio Carlos Mendes ThameSPSim
Antonio ImbassahyBAAusente
Berinho BantimRRNão
Bonifácio de AndradaMGSim
Bruna FurlanSPSim
Bruno AraújoPESim
Carlaile PedrosaMGSim
Carlos Alberto LeréiaGOAusente
Carlos BrandãoMAAbstenção
Carlos SampaioSPAusente
Cesar ColnagoESSim
Domingos SávioMGSim
Duarte NogueiraSPSim
Dudimar PaxiúbaPASim
Eduardo AzeredoMGSim
Eduardo BarbosaMGSim
Eduardo GomesTOAusente
Emanuel FernandesSPAusente
Fernando FrancischiniPRSim
João CamposGOSim
Jorginho MelloSCSim
Jutahy JuniorBASim
Leonardo VilelaGOSim
Luiz CarlosAPSim
Luiz Fernando MachadoSPAusente
Luiz NishimoriPRSim
Mara GabrilliSPSim
Marcio BittarACSim
Marco TebaldiSCSim
Marcus PestanaMGSim
Nelson Marchezan JuniorRSAusente
Nilson LeitãoMTSim
Otavio LeiteRJSim
Paulo Abi-AckelMGSim
Pinto ItamaratyMASim
Raimundo Gomes de MatosCEAusente
Reinaldo AzambujaMSSim
Ricardo TripoliSPSim
Rodrigo de CastroMGSim
Rogério MarinhoRNSim
Romero RodriguesPBSim
Rui PalmeiraALAusente
Ruy CarneiroPBSim
Sergio GuerraPESim
Vanderlei MacrisSPSim
Vaz de LimaSPSim
Walter FeldmanSPSim
Wandenkolk GonçalvesPASim
William DibSPSim
Zenaldo CoutinhoPASim
Total PSDB: 53   

PSL
Dr. GriloMGSim
Total PSL: 1   

PSOL
Chico AlencarRJSim
Ivan ValenteSPSim
Jean WyllysRJSim
Total PSOL: 3   

PT
Afonso FlorenceBASim
Alessandro MolonRJSim
Amauri TeixeiraBASim
André VargasPRSim
Angelo VanhoniPRSim
Antônio Carlos BiffiMSSim
Arlindo ChinagliaSPSim
Artur BrunoCEAusente
Assis CarvalhoPIAusente
Assis do CoutoPRSim
Benedita da SilvaRJAusente
Beto FaroPASim
Bohn GassRSSim
Cândido VaccarezzaSPSim
Carlinhos AlmeidaSPSim
Carlos ZarattiniSPSim
Chico D`AngeloRJSim
Cláudio PutyPASim
Dalva FigueiredoAPAusente
Décio LimaSCSim
Devanir RibeiroSPSim
Domingos DutraMASim
Dr. RosinhaPRSim
Edson SantosRJSim
Erika KokayDFSim
Eudes XavierCESim
Fátima BezerraRNSim
Fernando FerroPESim
Fernando MarroniRSSim
Francisco PracianoAMSim
Gabriel GuimarãesMGSim
Geraldo SimõesBASim
Gilmar MachadoMGSim
Henrique FontanaRSSim
Iriny LopesESSim
Janete Rocha PietáSPAusente
Jesus RodriguesPISim
Jilmar TattoSPSim
João Paulo LimaPESim
João Paulo CunhaSPSim
José AirtonCEAusente
José De FilippiSPSim
José GuimarãesCESim
José MentorSPSim
Josias GomesBASim
Leonardo MonteiroMGSim
Luci ChoinackiSCSim
Luiz AlbertoBAAusente
Luiz CoutoPBSim
Luiz SérgioRJSim
Márcio MacêdoSESim
Marco MaiaRSArt. 17
MarconRSSim
Marina SantannaGOSim
Miguel CorrêaMGAusente
Miriquinho BatistaPASim
Nazareno FontelesPISim
Nelson PellegrinoBASim
Newton LimaSPSim
Odair CunhaMGSim
Padre JoãoMGSim
Padre TonROSim
Paulo FerreiraRSSim
Paulo PimentaRSSim
Paulo TeixeiraSPSim
Pedro EugênioPESim
Pedro UczaiSCSim
PolicarpoDFSim
Reginaldo LopesMGSim
Ricardo BerzoiniSPSim
Rogério CarvalhoSESim
Ronaldo ZulkeRSSim
Rubens OtoniGOAusente
Sibá MachadoACSim
Taumaturgo LimaACSim
Valmir AssunçãoBASim
Vander LoubetMSSim
Vanderlei SiraqueSPSim
Vicente CandidoSPSim
VicentinhoSPSim
Waldenor PereiraBASim
Weliton PradoMGSim
Zé GeraldoPASim
Zeca DirceuPRSim
Zezéu RibeiroBASim
Total PT: 85   

PTB
Alex CanzianiPRSim
Antonio BritoBASim
Arnaldo Faria de SáSPSim
Arnon BezerraCESim
Celia RochaALAusente
Eros BiondiniMGSim
Jorge Corte RealPESim
José Augusto MaiaPESim
José ChavesPESim
Josué BengtsonPAAusente
Jovair ArantesGOAbstenção
Magda MofattoGOAbstenção
Nelson MarquezelliSPNão
Nilton CapixabaROSim
Paes LandimPISim
Ronaldo NogueiraRSSim
Sabino Castelo BrancoAMAusente
Sérgio MoraesRSSim
Silvio CostaPESim
Walney RochaRJSim
Total PTB: 20   

PRP
Jânio Natal
BA
Ausente
Total PRP: 1   

PTdoB
Lourival MendesMASim
Luis TibéMGSim
Rosinha da AdefalALSim
Total PTdoB: 3   

PV
Alfredo SirkisRJSim
Antônio RobertoMGSim
Dr. AluizioRJSim
Fábio RamalhoMGSim
Henrique AfonsoACSim
Paulo WagnerRNSim
PennaSPSim
Roberto de LucenaSPAusente
Rosane FerreiraPRSim
Sarney FilhoMASim
Total PV: 10   
http://www.trabalhoescravo.org.br/noticia/52

Um comentário:

  1. Poderiam enquadrar nesta lei o trabalho escravo que acontece em algumas igrejas onde as pessoas não tem carteira assinada, nem direito algum. Os funcionários como : pastores, zeladores, porteiros, músicos, e obreiros em geral, não tem nem carteira assinada, e nem são considerados profissionais. Isso é uma injustiça muito grande, eles não tem direito a nada .

    ResponderExcluir

Javali Hervalino completa 20 anos.

 Em junho de 2022 o personagem das charges do jornal O Herval, javali Hervalino completou 20 anos de existência,  Paulinho é colaborador há ...